Ego e Egoísmo!


"A noção de ego é positiva, o egoísmo é que é negativo. Se cada um de nós estivermos presentes no nosso ego, eu, alma e espírito, então todos olharemos uns para os dentro dos outros e não será uma invasão, será condição natural."

Fonte: SANTOS, Wilson dos
                 E Se Fosse Comigo?/Wilson dos Santos. Campo Grande,MS: Zap Book, 2014, pág.87.

No capítulo 17 da obra acima citada o autor nos mostra no desenrolar de uma história, que não podemos deixar de diferenciar "ego" de "egoísmo", pois o ego trata de nosso "eu", ligado às 3 formas: corpo, alma e espírito, e cada um de nós tem de conhecer o seu próprio ser em todas essas dimensões, para o melhor entendimento sobre a integração delas, em busca da análise de nossa identidade que é única.
O "ego" nos leva à uma ideia de preservação e continuidade além de fazer olhar nosso próximo, não com a ideia de localidade (longe ou perto) mas, sim de igualdade, uma vez que o ser superior ou ser inferior é que aflige o ser humano e o desintegra como ser social.
O "egoísmo" por outro lado, é que faz com que cada um de nós se sinta ou superior ou inferior em relação ao próximo e este sentimento é enganoso e danoso, pois fará com que tenhamos atitudes que não condizem com pessoas dotadas de um sistema de raciocínio próprio do ser humano que além de complexo é perfeitamente harmônico quando o egoísmo é dominado pelo ego.
Então, pode-se afirmar que o entendimento sobre o funcionamento do ego nos dará toda a compreensão para não sermos egoístas, não que será fácil, mas apenas possível.

Márcio Mendes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Expressões Sem Sentido Usadas na Igreja Hoje!

Denúncia na igreja do evangelho quadrangular!

20 Escritores que eu não recomendo a leitura!