Mostrando postagens com marcador casamento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador casamento. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Afinal, casamento é de Deus ou apenas uma invenção humana?

Afinal, casamento é de Deus ou apenas uma invenção humana?

Com a desvalorização do casamento em nossa cultura, junto com a relativização dos valores morais e a tendência contra tudo aquilo que é estabelecido, muitos cristãos nutrem esta ideia curiosa de que a Bíblia não ensina o casamento, o qual se resume num acordo mútuo de duas pessoas viverem juntas. Pronto, estão casadas diante de Deus.

Com isto, não é pequeno o número de evangélicos que têm uma vida sexual ativa com o namorado/namorada.

Alguns anos passados fiquei impressionado com uma estatística publicada por uma revista evangélica após entrevistas feitas com jovens evangélicos de 22 denominações. Estes jovens, a grande maioria composta de solteiros, haviam nascido em lar evangélico e eram freqüentadores regulares de igrejas. De acordo com a pesquisa, 52% deles já haviam tido sexo. Destes, cerca da metade mantinha uma vida sexual ativa com um ou mais parceiros. A idade média em que perderam a virgindade era de 14 anos para os rapazes e de 16 anos para as moças.

Essa reportagem foi publicada em setembro de 2002. Desconfio que os números são ainda mais estarrecedores se forem atualizados para 2012.

Não vou aqui gastar muito tempo defendendo o que, acredito, a maioria dos nossos leitores já sabe que é nossa posição: sexo é uma bênção a ser desfrutada somente no casamento. Namorados que praticam relações sexuais estão pecando contra a Palavra de Deus. Mesmo que não tenhamos um versículo que diga "é proibido o sexo pré-marital" (desnecessário à época em que a Bíblia foi escrita, visto que na cultura do antigo Oriente não existia namoro, noivado, ficar, etc.), é evidente que a visão bíblica do casamento é de uma instituição divina da qual o sexo é uma parte integrante e essencial.

Alguns textos que mostram que contrair matrimônio e casar era uma instituição oficial entre o povo de Deus, e o ambiente próprio para desfrutar o sexo:

"...nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações" (Dt 7.3).

"...Majorai de muito o dote de casamento e as dádivas, e darei o que me pedirdes; dai-me, porém, a jovem por esposa" (Gn 34.12).
"... e lhe dará uma jovem em casamento..." (Dn 11.17).

"... Respondeu-lhes Jesus: Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles?" (Mt 9.15).

"... nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento" (Mt 24.38).

"... Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento" (Jo 2.1-2).

"... Estás livre de mulher? Não procures casamento" (1Cor 7.27).

"... Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento..." (1Tim 4.1-3).

"... Se um homem casar com uma mulher, e, depois de coabitar com ela, a aborrecer, e lhe atribuir atos vergonhosos, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Casei com esta mulher e me cheguei a ela, porém não a achei virgem..." (Dt 22.13-14)

"... qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério" (Mt 5.32).

"... Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar" (Mt 19.10).

"... Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado" (1Cor 7.9).

"... Mas, se te casares, com isto não pecas; e também, se a virgem se casar, por isso não peca" (1Cor 7.28).

"... A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor" (1Cor 7.39).

"... ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade" (Jo 4.17-18).

"... alguém (o presbítero e/ou pastor) que seja irrepreensível, marido de uma só mulher..." (Tito 1.6).

"... quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido." (1Cor 7:1-2)

"... Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros" (Heb 13.4).

"... que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação" (1Tes 4.4-7).

As passagens acima (e haveriam muitas outras) mostram que casar, ter esposa, contrair matrimônio é o caminho prescrito por Deus para quem não quer ficar solteiro ou permanecer viúvo. O casamento era, sim, uma instituição oficial em meio ao povo de Deus. As relações sexuais fora do casamento nunca foram aceitas, quer em Israel, quer na Igreja Primitiva, a julgar pela quantidade de leis contra a fornicação e a impureza sexual e pelas leis e exemplos que fortalecem o casamento como instituição para o povo de Deus em todas as épocas.

O ônus de provar que namorados podem ter relações sexuais como uma coisa normal é dos libertinos. Posso me justificar biblicamente diante de Deus por viver com minha namorada como se ela fosse minha esposa, não sendo casados? Como eu lido com essa evidência massiva de que o casamento é a alternativa bíblica para quem não quer ficar solteiro ou viúvo?

O que existe na verdade é aquilo que Judas menciona em sua carta, sobre pessoas ímpias que transformam a graça de Deus em libertinagem (Judas 4). Os argumentos do tipo, "quem casou Adão e Eva" demonstram o grau de má vontade e a disposição do coração de continuar na prática da fornicação, mesmo diante da resposta: "O caso de Adão e Eva não é nosso paradigma, a não ser que você tenha sido feito diretamente do barro por Deus e sua namorada tenha sido tirada de sua costela. Se não foi, então você deve se sujeitar ao paradigma que Deus estabeleceu para toda a raça humana, para os descendentes de Adão e Eva, que é contrair matrimônio, casar-se, um compromisso público diante das autoridades civis".

Os demais argumentos - "é melhor que os namorados cristãos tenham sexo responsável entre si do que procurar prostitutas, etc." nem merecem resposta. O que falta realmente é domínio próprio, castidade, submissão à vontade de Deus, amor à santificação.

Chegamos ao ponto em que os rapazes e as moças cristãos têm vergonha de dizer, até mesmo em reuniões de mocidade e de adolescentes, que são virgens.

Tenho compaixão dos jovens e adolescentes de nossas igrejas. Mas sinto uma santa ira contra os libertinos, que pervertem a graça de Deus, pessoas ímpias, que desviam nossa juventude para este caminho. "A vingança pertence ao Senhor" (Rom 12.19).


Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

domingo, 5 de maio de 2013

Pastores, Divórcio e Novo Casamento!


divórcio_pastor_640px
Por Augustus Nicodemus Lopes
Afinal, qual a importância de um casamento sólido e duradouro para o ministério pastoral? Paulo escreveu que “é necessário que o bispo … seja esposo de uma só mulher” (1Tm 3.2). Podemos interpretar essa passagem de duas ou três maneiras diferentes, mas todas elas, ao final, falam da necessidade de um casamento exemplar para os líderes cristãos. Creio que há vários pontos que podem ser mencionados aqui.
O primeiro é a paz e o sossego que um casamento estável oferece e que se refletem inevitavelmente na lide pastoral. O segundo ponto é o exemplo, para os filhos, se houver, e para os casais da igreja que pastoreia. Todos esperam que o casamento do pastor seja uma fonte de inspiração e exemplo. Casamentos que dão certo e duram a vida toda funcionam como uma espécie de referencial para os demais casamentos, especialmente se for o casamento do pastor.
O terceiro ponto é a questão da autoridade. Não era esse o receio de Paulo, que após ter pregado a outros não viesse ele mesmo a ser desqualificado? (1Co 9.27). Qual a autoridade de um pastor divorciado já pela segunda ou terceira vez para exortar os maridos da sua igreja a amarem a esposa e a se sacrificar por ela? Essa história aconteceu com um pastor que foi colega meu de seminário. Certo dia, falando na igreja sobre os deveres do marido cristão, sua própria esposa se levantou no meio do povo e disse, “É tudo mentira, ele não faz nada disso em casa!”. O pastorado daquele colega acabou ali mesmo.
Mas tem um quarto ponto. Pastores que já vão no segundo ou terceiro casamento estão passando a seguinte mensagem para os casais da igreja: “O divórcio é uma solução legal e fácil para resolver os problemas do casamento. Quando as coisas começam a ficar difíceis, o caminho mais rápido é o da separação e o recomeço com outra pessoa”. Essa mensagem é também captada pelos jovens, que um dia contrairão matrimônio já pensando no divórcio como a saída de incêndio.
Não que eu seja absolutamente contra o divórcio. Como calvinista, entendo que o divórcio é permitido naqueles casos previstos na Escritura, que são o adultério e a deserção obstinada (Mateus 19.9; 1Coríntios 7.15; ver Confissão de Fé de Westminster XXIV, 6). Sou contra a sua obtenção por quaisquer outros motivos, mesmo que fazê-lo seja legal no Brasil.
Fico me perguntando se, ao final, tudo isto, não é uma versão moderna e evangélica da velha poligamia. Como ela é proibida no Brasil e rejeitada por uma parte das igrejas, alguns pastores acharam esse meio de ter várias mulheres durante o seu ministério, embora não ao mesmo tempo, que é casar-se várias vezes em seqüência, com mulheres diferentes.
***
Fonte: O Tempora! O Mores! Divulgação: Púlpito Cristão.
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fui Traído! E Agora?


FUI TRAÍDO! E AGORA?

Dani Marques


Quando acontece a traição, a vítima normalmente tende a descarregar toda a raiva, frustração e culpa na pessoa que traiu. Mas é necessário colocar os pés no chão e analisar toda a situação, a ponto de conseguir identificar os seus próprios erros. Vejamos:


1 - Seu relacionamento já não estava indo bem e no meio do caminho surgiu uma pessoa disposta e desejosa de suprir as necessidades emocionais e sexuais do seu cônjuge;
2 - Vingança - ele(a) traiu porque foi traído(a);
3 - Casou muito cedo ou por obrigação (normalmente por causa de uma gravidez inesperada);
4 - O seu cônjuge tem um "fraco" por traição, e no auge da paixão, você não analisou bem o seu caráter e comportamento. Ele provavelmente deu alguns sinais dessa "fraqueza" durante o namoro, mas por conta da paixão, você optou por não enxergar: "Ahhh, depois que casar ele(a) muda!" Doce ilusão... Não podemos esquecer que a decisão de casar também foi sua!


Pois bem, você foi traído. E agora, o que fazer?


Se foi a primeira vez que isso aconteceu, se não há nenhuma ligação emocional com a pessoa em questão e se seu cônjuge está arrependido e disposto a restaurar o relacionamento, não exito em dizer: PERDOE! Ninguém está isento de trair, nem mesmo você! A traição, diante de Deus, é um pecado como outro qualquer. É claro que para o ser humano costuma ser muito mais dolorido e difícil, mas para Deus tem o mesmo peso que qualquer outro pecado, e deve ser encarado como tal. É necessário reconhecer o erro, pedir perdão sincero à Deus e ao cônjuge e buscar a transformação. Lembrando que: "qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração" Mt 5:28. Vixeeee, o buraco é muito mais embaixo hein? Se o seu cônjuge te traiu, mas você vive desejando outras pessoas em pensamento, tá reclamando do que amigo(a)? Precisamos vigiar!

Continuando, existe também a possibilidade do "réu" ainda estar apaixonado pelo(a) amante, mas por causa da sua maturidade, ou talvez pelos filhos, ainda esteja disposto a lutar pelo casamento. Neste caso, PERDOE TAMBÉM! Vai ser muito mais difícil e dolorido, mas se há disposição de ambos os lados, é completamente possível restaurar o relacionamento! O primeiro passo é fazer com que o "traidor" corte qualquer tipo de relação com o(a) "outro(a)". Ele terá que reconquistar a sua confiança, e para isso, deverá responder a todos os tipos de questionamentos, quantas vezes forem necessárias. Isso faz parte da cura.

Além disso, nada deve ser encoberto. Celulares, e-mails e senhas deverão ficar à sua disposição. Essa atitude mostra que ele(a) não tem mais nada a esconder e que está disposto(a) a fazer o que for preciso para recuperar a sua confiança. Caso não haja esta disposição, é porque ainda há o que esconder. E se você aceitar viver dessa maneira, prepare-se, pois o fantasma da traição vai te assombrar ainda por muito tempo! A parte traída tem todo o direito de desconfiar e fuçar a vida do "traidor", o tempo que for necessário. É uma consequência do erro, e se há o desejo de restauração, é assim que deve ser, até que a confiança seja recuperada.


Outra situação, é quando o adúltero está tão envolvido e apaixonado pelo(a) amante que não deseja de forma alguma permanecer no casamento. Neste caso, eu acho que você deve... PERDOAR TAMBÉM! Vamos esclarecer: Perdão é uma decisão, aliás, uma ordem que Jesus nos deixou: "Senhor, até quantas vezes deverei perdoar meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? E Jesus respondeu: Eu lhe digo, não até sete, mas até setenta vezes sete." Mt 18:21 e 22 e "Pois, se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas". Mateus 6:14-15


Quando você perdoa alguém, não significa que vai esquecer tudo o que aconteceu e sair por aí pulando de alegria. É óbvio que não. Perdão é uma decisão diária. Ele(a) te fez mal? Sim, mas decida retribuir este mal com amor. Não falo do amor fantasioso, mas sim do amor decidido. Faça o bem sempre que for possível e necessário, não deseje o mal, não ataque com palavras ou atitudes e ore constantemente para que Deus transforme a situação e te faça ter bons sentimentos pela pessoa. Não é fácil fazer isso, claro que não! É um esforço diário e que muitas vezes chega a ser sobrenatura!

Perdoar também não significa conviver. Se um cara matar sua filha e você decidir perdoá-lo, não quer dizer que terá que conviver para provar que o perdoou, certo? Então, neste caso, você não tem obrigação nenhuma de insistir no relacionamento. A sua única obrigação é a de amar:

"Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus... Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? E se vocês saudarem apenas as pessoas que gostam, o que estarão fazendo de mais? Até os descrentes fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês" Mateus 5:44 e 46 à 48


Que seja assim com seu cônjuge (ou ex-cônjuge). Sei que a dor de uma traição ou de um divórcio é imensa, praticamente insuportável para quem foi traído! Nunca senti na pele, mas estou acompanhando uma amiga queridíssima que está passando por esta situação. Segundo ela, chega a se comparar a dor da morte. Pra você que está vivendo esta realidade, recomendo o livro "Antes de Dizer Adeus, de Jaime Kemp". Ele é ótimo para auxiliar casais que estão a beira do divórcio ou passando por ele.

Bom, se o seu caso é este último, busque durante um bom tempo orientação a Deus. Peça a Ele que te mostre se deve ou não lutar por este relacionamento. Pode ser que com o tempo o cônjuge se arrependa, neste caso, ainda há esperança para restauração, caso contrário, livre-se da tortura! Não seja masoquista: "Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão. Deus nos chamou para vivermos em paz". 1 Coríntios 7:15. Conheço pessoas que sofrem com a constante traição do marido/esposa e mesmo assim insistem no relacionamento.

Se o seu cônjuge te traiu e ainda te trai, se não demonstra arrependimento, mudança e disposição de restaurar o relacionamento, não há porque continuar neste inferno, a não ser que você tenha uma direção clara de Deus para isso. Enxergo essa situação como o relacionamento entre uma mãe e seu filho desobediente. Qualquer pessoa sabe que uma criança só aprende a lição quando é disciplinada, algumas vezes pela pelos pais e outras pela própria realidade. Imagine uma mãe que não faz nada para educar e disciplinar seu filho, apenas distribui carinhos, presentes e ora?

Uma pessoa que insiste em trair seu cônjuge e não busca transformação, precisa ser disciplinada pela vida e receber um belo choque de realidade! Talvez esta seja a sua única chance de transformação! Se você tem acolhido o seu cônjuge traidor, lavado sua roupinha, feito a sua comidinha, arrumado a sua casinha e dado aquela transadinha, desculpe dizer, mas você está sendo complacente com o pecado! É como a mãe que abre diariamente a carteira para seu filho dependente de drogas. Espera-se o que de uma situação como esta?

Enfim, busque forças, sabedoria e direção em Deus! Ore, jejue e leia a Bíblia diariamente, em especial os Evangelhos. Transmita o caráter de Cristo em suas palavras e ações. Entregue-se nas mãos do Senhor e aprenda a viver no sobrenatural. "Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem". 1 Cor 1:25. Sabe quando um filho amedrontado agarra as mãos do pai com todas as suas forças? Então, faça isso com o seu Paizão! Ele está de braços abertos te esperando...


Dani é casada há 8 anos e têm dois filhos e é colaboradora do Genizah. Conheça o seu blog pessoal: Salve o meu casamento!






Fonte:
http://www.genizahvirtual.com/2013/04/fui-traido-e-agora.html

Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ATÉ QUE AS FINANÇAS NOS SEPAREM!





Sim, as finanças podem destruir um relacionamento, seja por causa de dívidas, excesso de gastos, falta de dinheiro ou omissões. Casais com dívidas passam menos tempo juntos, brigam mais e são menos felizes, constatou o pesquisador Jefrey Dew. As brigas por causa de dinheiro sempre acabam afetando outros assuntos do relacionamento. Além disso, causam problemas de saúde como insônia, dores de cabeça, estômago, ataques cardíacos e depressão.

Ao meu ver, a primeira coisa que um casal precisa entender é que quando duas pessoas se unem em matrimônio elas se tornam "uma só carne", uma só pessoa, e isso também vale para a vida financeira. As contas deixam de ser suas ou minhas, e passam a ser nossas. O dinheiro deixa de ser seu ou meu, e se torna nosso. Agora, os dois trabalham juntos para o sustendo do lar e lazer em família.

Precisa haver transparência em todos os detalhes. É claro que você não vai avisar seu cônjuge cada vez que comprar um pãozinho na padaria, mas precisa existir bom senso. Se você sabe que as contas estão apertadas, não vai sair por aí comprando sapatos ou acessórios para o carro. Nesses casos, é necessário que haja conversa franca, acordo e muita maturidade: "Sim, podemos comprar isso agora" ou "Não, isso não é essencial e vai ter que esperar". Comprar escondido nem pensar (a não ser que seja uma surpresa)! Se fizer isso, estará dando um grande salto para a destruição do seu relacionamento, acredite!

No meu ponto de vista, a primeira coisa a se fazer é criar uma conta conjunta, pois isso acaba forçando o casal a pensar na questão do "nosso", além de fazer com que ajam sempre com transparência. No início pode ser difícil, mas com o tempo acaba se tornando natural. É um aprendizado, como acontece em qualquer outra área do relacionamento. "Mas Dani, isso vai acabar com a minha privacidade!". Meu amigo ou minha amiga, se você deseja privacidade na sua vida financeira, então não se case. "Mas e se eu quiser fazer uma surpresa para o meu cônjuge e comprar um presente?" Para uma mente criativa tudo é possível! Faço isso há quase 10 anos (três trabalhando fora e seis sem trabalhar) e sempre deu certo!


Aliás, é bom deixar claro que quando apenas um dos cônjuges trabalha fora, o dinheiro continua sendo da família. Já vi muitos casos de maridos que "jogam na cara" de suas esposas que estão fazendo um grande favor em dar o "seu" dinheiro à elas. Mas esses homens esquecem que enquanto buscam o sustento da casa, a esposa está cuidando das suas roupas, da sua casa, dos seus filhos e da sua alimentação. O trabalho precisa ser feito em equipe, em prol da família! O marido busca o sustento do lar porque ama e se preocupa com a família e a esposa, da mesma forma, cuida do lar porque ama seu esposo e filhos.

Outra coisa importante é entrarem num acordo sobre quem será o responsável pela contabilidade da casa. É essencial que tenham uma planilha de contas, seja no computador ou mesmo num caderno. É necessário saber como andam as entradas e saídas, para que nos momentos de crise saibam identificar as áreas em que os gastos estão passando dos limites e precisam ser cortados ou suspensos por um período.

Cartão de Crédito. Sim, é um grande problema para quem não sabe usar, pois transmite a falsa impressão de dinheiro vivo nas mãos. Hoje em dia os cartões de crédito oferecem muitas vantagens, como pontos para a troca de produtos ou passagens aéreas. Se souberem usar, a família toda sairá ganhando, caso contrário, entrarão na areia movediça das dívidas! Digo o mesmo para o cheque especial. Se você reconhece que um dos dois não possui auto-controle, eliminem esses ítens de suas vidas. Compras somente à vista! Em último caso, utilizem cheques para as compras à prazo.

Se o seu casamento não anda bem por conta das finanças, gostaria de dar algumas dicas de como reestruturar esta área. Mas já aviso de antemão que se os dois não estiverem dispostos a colaborar, nem adianta tentar! Vamos lá:

1 - Trabalhem em equipe contra a dívida. Não adianta nada despejar sua raiva em seu cônjuge, mesmo que a dívida não seja culpa sua. Nessas situações, é ainda mais importante aplicar o conselho de Efésios 4:32: "Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo". Lutem contra a dívida, não um contra o outro. A dívida precisa ser encarada como um inimigo em comum, e essa cooperação está em harmonia com Provérbios 13:10 que diz: "O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho". Em vez de tentar resolver as coisas sozinho, conversem de modo franco e em amor sobre os problemas financeiros e então trabalhem em união. Seus filhos também podem ajudar.

2 - Reconheçam quaisquer erros que tenham cometido. Mas, ao invés de se prenderem ao passado, decidam que princípios seguirão ao tomar futuras decisões financeiras. "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância. A vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". Lc 12:15 e "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam". Mt 6:19-20

3 - Registrem todo o dinheiro que entra e sai durante três semanas ou um mês, depois disso, façam juntos uma análise desse registro.

4 - Aumentem seus ganhos até liquidarem as dívidas. Isso talvez envolva fazer horas extras, realizar serviços temporários, cozinhar para fora ou fazer trabalhos manuais. Mas não exagere a ponto de prejudicar seu tempo com a família.

5 - Reduzam seus gastos. Comprem somente aquilo que for de extrema necessidade. Esperar para comprar algo sem agir por impulso é bom, pois ajuda a ver se você realmente precisa ou apenas deseja comprá-la. "Os planos bem elaborados levam à fartura, mas o apressado sempre acaba na miséria" Pv 21:5.

6 - Moradia. Se possível, mudem-se para uma casa com um pagamento mensal menor. Economizem eletrecidade, água e gás.

7 - Alimentação. Em vez de sempre comer fora, preparem lanches em casa ou marmitas. Fiquem atentos a ofertas e descontos especiais na compra de alimentos. Substitua as marcas mais caras pelas mais populares. No final da feira, por exemplo, você encontra produtos muito mais baratos do que no início.

8 - Transporte. Se tiverem carro (ou mais de um), avaliem se é mesmo necessário ficar com ele(s). Decidam por fazer manutenção preventiva ao invés de trocar por um modelo mais novo. Usem transporte público, bicicleta ou sempre que possível, andem a pé.

9 - Para cada dívida, identifiquem a taxa de juros e os encargos, avaliem as consequências de pagar uma prestação com atraso ou não pagá-la. Leiam com atenção os contratos de empréstimos e faturas. Em seguida, determinem a ordem em que pagarão as dívidas. Uma possibilidade é liquidar a dívida com maior taxa de juros. Outra opção, é pagar todas as outras dívidas menores, pois receber menos cobranças todos mês pode deixá-los mais motivados. Se tiverem empréstimos com altas taxas de juros, talvez seja melhor fazer outro empréstimo com taxas menores para liquidar os outros.

10 - Se perceberem que não conseguirão pagar suas obrigações, negociem novos planos de pagamento com seus credores. Talvez possam pedir uma extensão no prazo ou uma taxa de juros menor. Normalmente, alguns até se dipõem a reduzir a dívida se o restante for pago imediatamente. Sejam honestos e mansos ao explicar a situação: "O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um". Col 4:6 e "...estamos certos de que temos consciência limpa, e desejamos viver de maneira honrosa em tudo". Hb 13:18. Coloquem quaisquer acordo por escrito e assinado. Se o primeiro pedido for rejeitado, não desistam! Leiam Provérbios 6:1-5

11 - Apesar de seus melhores esforços, é possível que você continue pagando seus credores por muitos anos. Mas vocês poderão escolher como encarar as circunstâncias. Em vez de ficar obcecado pelo dinherio ou pela falta dele, escute o conselho que a Bíblia nos traz em 1 Timóteo 6:7-11: "pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão". Por estarem contentes com a provisão diária e necessária que Deus tem lhes dado, vocês poderão se preocupar com as coisas mais importantes, como sua relação com Deus e com a família.

12 - E por fim, coloquem num papel as coisas que realmente são valiosas para você e que o dinheiro não pode comprar. Deixe num lugar visível e agradeça a Deus todos os dias por elas!

Minha oração é para que suas finanças não sejam motivo de brigas e discórdias em seu lar. Como Jesus nos ensina, dê valor àquilo que é eterno: "Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam". Mt 6:20. Se preocupem e gastem tempo com o Reino de Deus e sua justiça, que as demais coisas vos serão acrescentadas!


*alguns trechos foram retirados de "A Sentinela" - 1/11/12


Fonte:
http://www.genizahvirtual.com/2013/04/ate-que-as-financas-nos-separem.html

Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Cade a tampa da minha panela?


CADÊ A TAMPA DA MINHA PANELA?


Dani Marques

Querida, não se preocupe, Deus tem alguém preparado pra você, afinal, toda panela tem a sua tampa!". Confesso que tenho sérias dúvidas a respeito desse tipo de afirmação. Essa ideia é inserida de tal forma em nossas mentes, que dói quando escutamos o contrário. Conheço mulheres que beiram os cinquenta e ainda escutam esse tipo de frase. Lembro que por volta dos meus 14 anos, escrevi uma carta para Deus pedindo que me preparasse o marido certo. Tenho ela guardada até hoje! Dizia mais ou menos assim: "Gostaria que meu futuro marido fosse um homem honesto, trabalhador, bonito pra mim, cristão, se possível da mesma religião que a minha, querido e amado pela minha família, etc... Querido Deus, desde já agradeço o marido que o Senhor vai preparar pra mim". Acreditem ou não, depois de três namoros conturbados, encontrei o "homem da carta", estou casada com ele há quase 9 anos e completamente feliz e realizada! Deus cumpriu ítem por ítem, não esqueceu de nenhum!

Neste caso específico (e em muitos outros), por misericórdia, creio que Deus mexeu os pauzinhos, mas não acredito que para todas as panelas do mundo exista uma tampa perfeita. Outro dia ouvi uma frase interessante: "Se toda panela tem sua tampa, então acho que sou uma frigideira". Para alguns, esta afirmação é motivo de dor. E fica a dúvida: Por que tantos não se casam? Por que não conseguem encontrar sua "cara metade"? Não vou dizer que tenho a resposta exata para essas perguntas, mas posso te dar um provável caminho.

Muitas pessoas desejam se casar, mas só se for com o príncipe ou a princesa dos sonhos. Passam uma vida inteira a procura da "tampa" perfeita: Se ele não tem carro, não serve. Se ela fala alto demais, não serve. Se ele tem espinhas ou cabelos crespos, não serve. Se ela é mais velha, não serve. Se ele não tem uma profissão promissora, não serve. Se ela está acima do peso, não serve. Se toma cerveja, não serve. Se é filho de pais separados, não serve. Se o peito é pequeno, não serve. Se tem um pêlo no queixo, não serve. E por aí vai...

Acredito que muitas oportunidade passam porque somos egoístas, gostamos de alisar nosso ego e exigir que as NOSSAS necessidades sejam satisfeitas. Além disso, somos experts em "dar uma mãozinha para Deus". No meu caso, por exemplo, depois que escrevi a carta, namorei 3 rapazes, mas nenhum deles estava dentro dos ítens solicitados. Vejam que pedi a Deus um marido com quesitos especifícos, mas na hora do "vamu vê", relevei alguns, ou seja, resolvi "dar uma mãozinha a Deus". Não soube esperar e sofri bastante por isso! Mas eu me pergunto, por que Deus resolveu atender os meus pedidos? Será que ele ouve as orações de alguns e de outros não?

"Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres." Tg 4:3

Não estou dizendo que todas as pessoas que estão sozinhas pediram errado, de maneira nenhuma! Cada pessoa é uma pessoa e cada caso é um caso. Como disse anteriormente, estou apenas dando um caminho para aqueles que estão interessados em buscá-lo. Se você der uma olhadinha na minha carta, vai perceber que não pedi um homem rico, com carro, bonito (pra mim e para os outros), bem sucedido, acima ou abaixo do peso, que ocupasse um cargo de destaque na igreja e etc. Tenho certeza que se fossem estes os meus pedidos, Deus não os teria respondido.

Quando comecei a namorar meu marido, nem carro ele tinha! Meus olhos não estavam (e nunca estiveram) nos bens materiais. Eu desejava construir uma vida com alguém que, acima de todas as coisas, amasse a Deus. E eu sabia que com isso, todo o restante viria como consequência, e realmente veio! Deus sabia que a real intenção do meu coração era a de agradá-Lo. Mas você pode perguntar: "Então por que tantas pessoas más ou que não crêem em Deus encontram sua cara metade"?

Somos humanos e vivemos neste mundo. Crendo em Deus ou não, continuamos a ter emoções, desejos e convicções, não deixamos de existir. Se um casal de ateus resolve se unir e vivem felizes para sempre, não quer dizer que Deus interferiu nesta relação, ou quem sabe sim... Ele ama um ateu da mesma forma que ama um cristão e pode ser que tenha um propósito nesta união. Deus é soberano e tem autoridade sobre todas as coisas. Se Ele quiser ter misericórdia de um descrente, quem somos nós pra dizer o contrário?

E pra finalizar, gostaria de te desafiar a fazer algo diferente. Se até agora você tem pedido a Deus um marido ou uma esposa, sugiro que mude a sua oração e comece a pedir que Ele faça de VOCÊ uma esposa ou um marido segundo o Seu coração. Que Ele prepare VOCÊ para alguém, e não ALGUÉM para você. Este é o segredo para qualquer relacionamento dar certo: fazer o outro feliz! Casamento é uma doação diária, doação de amor, de carinho e de tempo. Se pensa que precisa casar para ser feliz, está redondamente enganado! Você só vai ser feliz quando casar, a partir do momento que aprender a amar sem esperar nada em troca. Não pense que casando vai completar o vazio da sua alma. Isso é pura ilusão! Um casal completo é formado por duas pessoas que já se sentiam completas antes de se casarem. Só Deus é capaz de preencher o vazio no seu peito!

Concluindo, o importante mesmo não é encontrar a tampa perfeita, mas sim buscar orientação e sabedoria em Deus para o encaixe perfeito entre duas peças imperfeitas. Encontrando dois corações dispostos a amar e viver a vontade de Deus, os ajustes serão feitos e o encaixe saiará melhor que a encomenda!




Dani Marques é colaboradora do Genizah


Fonte:
http://www.genizahvirtual.com/2012/11/cade-tampa-da-minha-panela.html

Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Cristãos Casados - Frequentar motel pode?


CRISTÃOS CASADOS – FREQUENTAR MOTEL PODE?

Por Márcio de Souza
Bem, se não pode, também não pode dormir em hotel. O “leito sem mácula” caros amigos não diz respeito a cama física, ou ao espaço onde o casal se deita, mas a relação do casal enquanto gente fiel aos votos matrimoniais. É um exagero sem tamanho proibir motel. É descabido e uma invasão da privacidade do outro. Conheço casais que não tem privacidade dentro de sua casa por ter muitos filhos, ou pelo apartamento ser pequeno, e recorrem ao motel como alternativa para ter um momento a dois. Negar esse momento ao casal é no mínimo um abuso de poder.
Ninguém tem direito de legislar a vida alheia. Aquele que come carne não condene quem come e vice versa, já dizia Paulo. Meu irmão e irmã, acredite, você não é menos santo porque vai a motel, nem mais santo porque não vai. Quanto ao fator higiene, tudo depende da escolha do estabelecimento. Para isso existe motel de tudo quanto é jeito. Desde o “pulgueiro” até o motel de luxo. Você como bom marido/esposa não vai passar uma noite especial num pulgueiro não é. É uma simples questão de bom senso.
A questão espiritual é até desperdício falar, mas vamos lá mesmo assim. Somos termômetro ou termostato? Somos influenciados pelo ambiente ou influenciamos o ambiente? A bíblia diz que onde pusermos a planta dos nossos pés, aquele lugar é santo e nosso. No motel não é diferente. Quando você está alí no bem bom com sua esposa, aquele lugar alí é santificado pela sua presença. Quem vive paranóico com essa ideia da geopolítica infernal, deveria se preocupar mais em conhecer Deus e não o diabo.
Não tem essa de motel ser lugar de adultério, de fornicação e de influência maligna, isso é coisa de gente dicotômica que despreza o poder de Deus e quase louva o diabo. Não há nenhum milímetro do universo onde Jesus não reivindique dizendo: “É MEU”. Não se preocupem com essa questão, o diabo não pode tocar nos servos do Senhor, muito menos reivindicar para si espaços determinados. O diabo está com a bola toda para algumas pessoas, virou até dono de motel.
Não existe lugar promíscuo, existe gente promíscua em qualquer lugar, pensem nisso antes de falar. Lugar não tem alma, nem sentimentos, só pessoas. Qualquer lugar com Deus é um paraíso gente boa, até um motel!
E no mais, tudo na mais santa paz!
(Fonte: Gospel +)
***
Debate posto, vejamos o que pensam os pobres mortais crentes. Vou logo inaugurando a polêmica: “passei a lua de mel com minha esposa num leito “bem rodado”, mas aparentemente super higienizado, a beira mar, desfrutando de tudo do bom e do melhor. Lá era um Hotel, então podia né”?
Antognoni Misael, rompendo certas dicotomias, sem esquecer de Romanos 14.13!
Opinião do Blog:
Vemos mais uma vez que temos de rever todos os nossos conceitos para que possamos ser servos obedientes sem jugo desigual e em desacordo com as Escrituras, vamos encarar nossos erros sem temores e assumir se necessário tudo em prol de um evangelho verdadeiro e que traga arrependimento e mudança de postura.
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Seguidores