Pular para o conteúdo principal

O Fim do Mundo, ou o Mundo no Fim?



O FIM DO MUNDO, OU O MUNDO NO FIM?


Por Samuel Torralbo
Passamos por mais uma “profecia”, que previa o FIM DO MUNDO. Alivio e desespero para alguns e nenhuma novidade para outros. Sempre existiu o interesse quase que unanime da humanidade pelas previsões, conjecturas ou projeções sobre o eskatos – últimas coisas, relacionadas as grandes catástrofes naturais apocalípticas. Porém, é do mesmo modo, estarrecedor detectar o descaso coletivo pelo eskatos – últimas coisas relacionadas ao mundo que acontece a cada instante – a última bala perdida que matou um inocente, o último escândalo de corrupção, a última estatística que denúncia o aumento dos viciados em crack, etc.
De modo que, a escatologia no sentido Macro teológico, parece fascinar as pessoas, ao mesmo tempo em que, o indiferentismo pela escatologia no sentido Micro existencial – aquela que acontece a todo instante (quando alguém morre, ou quando a vida de alguma maneira se esvanece) é bastante comum.
É evidente que, as proporções em relação ao significado histórico e existencial, no momento em que, desencadear o cumprimento das profecias bíblicas concernentes as ultimas coisas relacionadas a humanidade de forma coletiva, serão significativamente maiores do que o cenário escatológico que podemos vivenciar em nossa existência, porém é interessante destacar que, um não é menos importante que o outro.
Passado o sensacionalismo e a expectativa, em torno de uma data especifica de natureza escatológica, as pessoas parecem continuar com suas vidas alienadas do verdadeiro significado da VIDA, indiferentes ao próximo, egoístas nos seus próprios mundos, viciadas em seus pecados, inimigas de Deus e amantes de si mesmas.
No mínimo, este modismo que cercou o dia 21-12-2012, deveria servir de aprofundamento do verdadeiro significado do fim do mundo, suas contingencias, consequências, e o único meio de salvação – CRISTO JESUS.
Porém, enquanto este dia fatídico para alguns e glorioso para outros não chegar, o mundo continuará acabando. Para inúmeras pessoas o mundo e as suas concupiscências acabaram em 2012, e continuará acabando para outras em 2013, enquanto que, a maioria não se apercebe, vivendo de maneira dissoluta, corrupta e perversa, até o dia em que o ESKATOS (fim coletivo) acontecer- “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” (Mateus 24.37-39)
De modo que, o conselho divino permanece inalterável em dias de relativismo, enganos e loucuras existenciais – “Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;” (Tito 2.11-13)
***
Samuel Torralbo faz a sua última participação no Púlpito Cristão…em 2012. O mesmo é um dos mais ativos colaboradores do blog.
Fonte:http://www.pulpitocristao.com/2012/12/o-fim-do-mundo-ou-o-mundo-no-fim/
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Comentários

Anônimo disse…
Seria bom que ocorresse o fim do mundo, antes que ocorra o fim de nossas igrejas!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

5 Expressões Sem Sentido Usadas na Igreja Hoje!

As 5 expressões evangélicas mais sem sentido usadas nas Igrejas
5 – EXORTAR Essa expressão é usada de modo equivocado em 100% das Igrejas. Segundo qualquer dicionário, exortar significa “animar, incentivar, estimular”. Logo, exortar o irmão que está em pecado na verdade não significa repreende-lo. Quem está vivendo no erro não precisa de um incentivo, mas de um auxílio. 4 – LEVITA Essa morreu no Antigo Testamento. Os Levitas eram descendentes da Tribo de Levi, e eram encarregados de TODO O SERVIÇO no Templo. Mas Levita tem sido usado como sinônimo de músico. Besteira pura! Pra começar a música no serviço levítico era a menor das tarefas. A faxina, organização e carregar peso nas costas, isso sim era a parte mais importante do trabalho. Levando em conta que não somos judeus, não somos descendentes daquela tribo e também lembrando que o Templo não existe mais, então estamos dispensados do serviço levítico. Músico é músico. Ponto.
3 – PROFETA Segundo a bíblia, profeta é aquele que revela a von…

Denúncia na igreja do evangelho quadrangular!

PASTORA DENUNCIA LIDERANÇA DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR Comentário de Wagner Lemos (ex-membro dessa empresa que muitos chamam de Igreja Quadrangular): Como membro da Quadrangular a mais de 15 anos sei de muita coisa ali… e o que é escancarado é nossa liderança corrupta! Que vê as igrejas como empresas e sua membresia como clientes. Tenho um amigo pastor que foi designado para pastorear uma igreja Quadrangular numa cidade vizinha a nossa, e quando retornou me contou com lagrimas nos olhos: A reunião de liderança da minha região é uma vergonha! Tive que ouvir coisas como: Bater metas financeiras… Arrecadação… Propósitos… Não ouve a menção de almas! Apenas dinheiro… Parecia estar numa reunião de empresários sem ser uma… E esse vídeo que achei na internet só comprova aquilo que já sabia a muito tempo! Os pastores do alto escalão, normalmente os responsável por cada região sobrevivem das igrejas de bairro. Os pastores se viram como podem para manter a igreja e ainda enviar a porcent…

95 Teses para a Igreja de Hoje

Reafirmamos a necessidade das 95 teses de Lutero para Igreja. Há uma necessidade de uma Reforma nos dias atuais!
1 – Reafirmamos a supremacia das Escrituras Sagradas sobre quaisquer visões, sonhos ou novas revelações que possam aparecer. (Mc 13.31) 2 – Entendemos que todas as doutrinas, idéias, projetos ou ministérios devem passar pelo crivo da Palavra de Deus, levando-se em conta sua total revelação em Cristo e no Novo Testamento do Seu sangue. (Hb 1.1-2) 3 – Repudiamos toda e qualquer tentativa de utilização do texto sagrado visando a manipulação e domínio do povo que, sinceramente, deseja seguir a Deus. (2 Pe 1.20) 4 – Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e que contém TODA a revelação que Deus julgou necessária para todos os povos, em todos os tempos, não necessitando de revelações posteriores, sejam essas revelações trazidas por anjos, profetas ou quaisquer outras pessoas. (2 Tm 3.16) 5 – Que o ensino coerente das Escrituras volte a ocupar lugar de honra em nossas igrejas. Que haja …