Pular para o conteúdo principal

Ducha e o CRISTO Vermelho!


DUCHA E O CRISTO VERMELHO
por Lya Alves
Ducha é artista plástico nascido no Rio, em 77. Em 26 de maio de 2000, se infiltrou num evento no Cristo  Redentor – ninguém sabe como – com cinco convidados. Instalaram, sem  autorização institucional, gelatinas vermelhas nos 18 refletores que iluminavam o monumento. A  iluminação vermelha teve a duração de 45 minutos, sendo desmontada pelas autoridades. Junto com  Ducha estavam: André Amaral, Bob N, Clara Zuñiga, Geraldo Marcolini e Laura Lima. Ninguém foi preso,  mas ganharam o primeiro lugar no Prêmio Interferencias Urbanas de Santa Teresa.
Observando a intervenção do artista e de tantas outras, fico pensando em quantas mudanças pode ter o mesmo Cristo: vermelho para Ducha; verde para a Rio+20, verde e amarelo após a reforma; amarelo e vermelho apoiar a campanha de combate à Hepatite; várias cores e iluminação especial que simulava batimentos cardíacos no domingo do dia dos pais em 2009; rosa, para comemorar o outubro rosa, e muitas outras mais. Inevitável pensar: quando vamos parar de fazer imagens de Deus e adorar ao Deus vivo? Mas não fazemos isto apenas com a imagem de Deus. Em outros tempos, o diabo era vermelho, usava cavanhaque de judeu , tinha chifres e cauda em forma de seta. O diabo hoje usa terno, gravata e gel no cabelo, o diabo hoje em dia é um burocrata.
“E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.” (Gênesis 11:3 e 4)
O texto acima fala sobre a torre de Babel, e sobre o princípios de Babel.
Tijolo por pedra. Substituir pedra por tijolo era um princípio de Babel. A Bíblia diz que somos pedras vivas ( Pedro 2:5), o Senhor fala que é a Rocha , a pedra de esquina (Salmos 118:22, marcos 12:10, 1 pedro 2:7, entre outros textos). Substituir pedra por tijolo é simplesmente substituir pessoas por coisas fabricadas pelo homem. Sejam doutrinas, sejam templos construídos por mãos humanas. A igreja que adere ao “princípio Babel” valoriza mais as construções humanas do que a obra-prima da criação, feita pelas mãos de Deus: o homem.
Tijolo por pedra 2 . A burguesia gospelenta se arrepia de ouvir: “vai, vende tudo que tens e me segue”. Comunhão é convívio, mas eles, os grã-finos do Evangelho, resolvem isso muito bem com seus clubinhos gospelentos os quais chamam de igrejas. Numa igreja burguesa ninguém tem necessidades, todos estão fartos, e vivem atolados em futilidades provenientes de suas vaidades. Não é de estranhar a proliferação de igrejas em áreas da zona Sul e carência de igrejas no Nordeste ou em áreas mais pobres. A questão é simples. Jesus está onde sempre esteve: com os pobres, os humildes, os famintos, os necessitados, os excluídos, os marginalizados. Mas estas “Louis Vuitton Churchs” fazem ação social para pagar seus pecados e terceirizar a obra missionária. Claro, ação social justifica qualquer barbárie, de adultério a desvio de dinheiro. A igreja que vive o princípio Babel precisa da ação social como ideologia para manter o culto a estrutura. mas quando se trata de Evangelho, o padrão é compartilhar, conviver, porque o padrão é Cristo, e o padrão de Cristo é ser um com o Pai, cujas bases do Trono são justiça e equidade. Ação social, assistencialismo, responsabiliade social são ideologias do inferno burocrático. A missão da igreja é manifestar o amor, implantar o Reino e isto através de atos concretos e não de discursos debaixo de holofotes. claro que doar cestas básicas , levar o sopão na madrugada, oferecer cobertores e outras formas de ação social são válidas, necessárias, e são sim uma demonstração de amor. Mas os espíritas fazem isso, os católicos fazem os budistas fazem, os ateus fazem. A nossa justiça precisa exceder a dos fariseus. Comunhão é convivência, e a igreja burguesa não quer conviver com os pobres do Reino porque é alienada da comunhão com Deus. Com quem vão conversar sobre suas posses? Com que vão ostentar as cirurgias e as griffes e o ensino no exterior e as viagens caras? Com os pobres?
Se há alienação é necessária uma ideologia que a justifique. A igreja burguesa nada mais é do que um agente ideológico da Babilônia que hoje se chama igreja brasileira. Formula mentiras para desviar a atenção dos propósitos eternos, para tapar o sol com a peneira. A mesma peneira por onde um dia passarão e serão cirandados pelo diabo, ao qual servem.
Como consolo nos resta saber que a prostituta está despida e todos podem ver a vergonha da sua nudez:
“Eis que eu estou contra ti, diz o SENHOR dos Exércitos; e levantarei a tua saia sobre a tua face, e às nações mostrarei a tua nudez, e aos reinos a tua vergonha. E lançarei sobre ti coisas abomináveis, e envergonhar-te-ei, e pôr-te-ei como espetáculo. E há de ser que, todos os que te virem, fugirão de ti, e dirão: Nínive está destruída, quem terá compaixão dela? Donde te buscarei consoladores? ” (Naum 3:5-7)
Se queremos avivamento na igreja, precisamos admitir que a igreja morreu. Porque só pode ser avivado oque está morto. Enquanto ficarmos cantando vitórias e arrotando triunfalismos, permaneceremos mortos. Enquanto nos alimentarmos com as doutrinas de Babel ao invés de nos alimentarmos do pão da vida estaremos contaminados com as pragas da Babilônia e entorpecidos pelo seu vinho.
“E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável. Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua prostituição, e os reis da terra se prostituíram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias. E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. “
Apocalipse 18:2-4
A comunhão que precisamos não é uma comunhão qualquer, é a comunhão com Deus, com seus propósitos e princípios. Em Babel havia comunhão de idéias, mas não havia comunhão com Deus. Precisamos voltar aos princípios e práticas do Evangelho. Precisamos ser um com Cristo e não um com lideranças corruptas. Na Babilônia ninguém é inocente.
Em Cristo
Lya Alves
Lya Alves é missionária, graffiteira, artistaarte educadora, desenhista da história em quadrinhos Guerreiros de Deus , e colaboradora do Púlpito Cristão.

Veja as outras postagens de Lya Alves no Púlpito Cristão.


Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Expressões Sem Sentido Usadas na Igreja Hoje!

As 5 expressões evangélicas mais sem sentido usadas nas Igrejas
5 – EXORTAR Essa expressão é usada de modo equivocado em 100% das Igrejas. Segundo qualquer dicionário, exortar significa “animar, incentivar, estimular”. Logo, exortar o irmão que está em pecado na verdade não significa repreende-lo. Quem está vivendo no erro não precisa de um incentivo, mas de um auxílio. 4 – LEVITA Essa morreu no Antigo Testamento. Os Levitas eram descendentes da Tribo de Levi, e eram encarregados de TODO O SERVIÇO no Templo. Mas Levita tem sido usado como sinônimo de músico. Besteira pura! Pra começar a música no serviço levítico era a menor das tarefas. A faxina, organização e carregar peso nas costas, isso sim era a parte mais importante do trabalho. Levando em conta que não somos judeus, não somos descendentes daquela tribo e também lembrando que o Templo não existe mais, então estamos dispensados do serviço levítico. Músico é músico. Ponto.
3 – PROFETA Segundo a bíblia, profeta é aquele que revela a von…

Denúncia na igreja do evangelho quadrangular!

PASTORA DENUNCIA LIDERANÇA DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR Comentário de Wagner Lemos (ex-membro dessa empresa que muitos chamam de Igreja Quadrangular): Como membro da Quadrangular a mais de 15 anos sei de muita coisa ali… e o que é escancarado é nossa liderança corrupta! Que vê as igrejas como empresas e sua membresia como clientes. Tenho um amigo pastor que foi designado para pastorear uma igreja Quadrangular numa cidade vizinha a nossa, e quando retornou me contou com lagrimas nos olhos: A reunião de liderança da minha região é uma vergonha! Tive que ouvir coisas como: Bater metas financeiras… Arrecadação… Propósitos… Não ouve a menção de almas! Apenas dinheiro… Parecia estar numa reunião de empresários sem ser uma… E esse vídeo que achei na internet só comprova aquilo que já sabia a muito tempo! Os pastores do alto escalão, normalmente os responsável por cada região sobrevivem das igrejas de bairro. Os pastores se viram como podem para manter a igreja e ainda enviar a porcent…

95 Teses para a Igreja de Hoje

Reafirmamos a necessidade das 95 teses de Lutero para Igreja. Há uma necessidade de uma Reforma nos dias atuais!
1 – Reafirmamos a supremacia das Escrituras Sagradas sobre quaisquer visões, sonhos ou novas revelações que possam aparecer. (Mc 13.31) 2 – Entendemos que todas as doutrinas, idéias, projetos ou ministérios devem passar pelo crivo da Palavra de Deus, levando-se em conta sua total revelação em Cristo e no Novo Testamento do Seu sangue. (Hb 1.1-2) 3 – Repudiamos toda e qualquer tentativa de utilização do texto sagrado visando a manipulação e domínio do povo que, sinceramente, deseja seguir a Deus. (2 Pe 1.20) 4 – Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e que contém TODA a revelação que Deus julgou necessária para todos os povos, em todos os tempos, não necessitando de revelações posteriores, sejam essas revelações trazidas por anjos, profetas ou quaisquer outras pessoas. (2 Tm 3.16) 5 – Que o ensino coerente das Escrituras volte a ocupar lugar de honra em nossas igrejas. Que haja …