Pular para o conteúdo principal

Tá Faltando Cristologia!


Tá faltando cristologia


Digão


Quando eu fui examinado, por uma banca de pastores, para minha ordenação, um dos pastores fez uma observação sobre o meu sermão de prova: “Rodrigo, faltou um pouco mais de cristologia na sua mensagem”. Ele havia explicado que Cristo deve ser o foco central de toda mensagem, já que Ele é o foco central da Bíblia. Como ele tinha sido meu pastor, meu professor no seminário e continua sendo meu amigo, ponderei e levei em consideração suas palavras.
Acho que fiz a coisa certa. Há cerca de quinze anos atrás, recém formado e recém casado, ainda tinha muita coisa a aprender – aprendizado esse que seguimos pela vida afora. Mas algo ficou gravado naquele dia: a centralidade de Cristo na mensagem, na vida e na igreja.
Depois dos recentes acontecimentos, como o papel vexatório do Marco Feliciano frente à Comissão de Direitos Humanos e Minorias, ou o defensor da moral, da família e dos bons costumes Silas Malafaia celebrando o 3º casamento do neandertal Jair Bolsonaro, posso dizer que está faltando cristologia.
Jesus não significa mais nada para a igreja. Aliás, significa sim: significa um meio de espertalhões ganharem dinheiro às custas dos trouxas. Significa que esses trouxas também são culpados, pois querem se dar bem às custas do Crucificado. Jesus não é mais o centro de nossas vidas; hoje, Ele ocupa um local periférico, já que nosso obeso e doentio ego refestela suas banhas pútridas no trono de nossas vidas, sendo que Cristo é acionado apenas para dar vazão à nossa insanidade ególatra.
A igreja evangélica brasileira não tem mais o caráter de Jesus. Somos mesquinhos, vis, violentos, bocudos. Queremos vencer toda argumentação contrária não na base da lógica argumentativa, mas na base da ofensa. Em vez de conceitos e idéias serem questionados, parte-se para o simples ataque ad hominem. Preferimos estar certos a estar em paz com o próximo. Adaptando a velha máxima, perdemos os amigos mas não perdemos a piada (sem graça).
Jesus disse que o mundo saberia que Ele foi enviado na medida em que o amor fosse não apenas um conceito utópico, mas uma prática corriqueira entre nós. Portanto, o mundo desconhece, por completo, a verdade da encarnação da Verdade, pois nos odiamos, fazendo guerra entre nós mesmos.
À semelhança dos judeus confrontados pelo Crucificado em Jo 8, temos chamado o diabo de papai, uma vez que ele tem moldado o caráter de uma geração de gente cheia de religião, mas hermeticamente fechada à possibilidade da misericórdia como práxis. Já que o diabo, o pai da mentira, formata a mentalidade de muitos, o Deus verdadeiro se tornou um deus fake, parecido com aqueles deuses pagãos, que exigem sacrifícios para apaziguar a ira. Não oferecemos mais virgens no altar (mesmo porque elas praticamente não existem mais), mas sacrificamos, de bom grado, nossa integridade, nossa sanidade e nosso respeito próprio, em troca de um prato de lentilhas vencidas.
Tenho esperança que Deus salve pessoas nessa massa de gente religiosa que O louva com os lábios, mas cujo coração está longe. Afinal, Deus é Deus. Mas não tenho esperança em relação à indústria religiosa que se formou hoje no Brasil, que faria Jerry Falwell ficar envergonhado. Sua queda já pode ser vista. E não fará falta.



Digão anda meio sem paciência com o que vê, 


Genizah


Fonte:
http://www.genizahvirtual.com/2013/03/ta-faltando-cristologia.html

Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Expressões Sem Sentido Usadas na Igreja Hoje!

As 5 expressões evangélicas mais sem sentido usadas nas Igrejas
5 – EXORTAR Essa expressão é usada de modo equivocado em 100% das Igrejas. Segundo qualquer dicionário, exortar significa “animar, incentivar, estimular”. Logo, exortar o irmão que está em pecado na verdade não significa repreende-lo. Quem está vivendo no erro não precisa de um incentivo, mas de um auxílio. 4 – LEVITA Essa morreu no Antigo Testamento. Os Levitas eram descendentes da Tribo de Levi, e eram encarregados de TODO O SERVIÇO no Templo. Mas Levita tem sido usado como sinônimo de músico. Besteira pura! Pra começar a música no serviço levítico era a menor das tarefas. A faxina, organização e carregar peso nas costas, isso sim era a parte mais importante do trabalho. Levando em conta que não somos judeus, não somos descendentes daquela tribo e também lembrando que o Templo não existe mais, então estamos dispensados do serviço levítico. Músico é músico. Ponto.
3 – PROFETA Segundo a bíblia, profeta é aquele que revela a von…

95 Teses para a Igreja de Hoje

Reafirmamos a necessidade das 95 teses de Lutero para Igreja. Há uma necessidade de uma Reforma nos dias atuais!
1 – Reafirmamos a supremacia das Escrituras Sagradas sobre quaisquer visões, sonhos ou novas revelações que possam aparecer. (Mc 13.31) 2 – Entendemos que todas as doutrinas, idéias, projetos ou ministérios devem passar pelo crivo da Palavra de Deus, levando-se em conta sua total revelação em Cristo e no Novo Testamento do Seu sangue. (Hb 1.1-2) 3 – Repudiamos toda e qualquer tentativa de utilização do texto sagrado visando a manipulação e domínio do povo que, sinceramente, deseja seguir a Deus. (2 Pe 1.20) 4 – Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e que contém TODA a revelação que Deus julgou necessária para todos os povos, em todos os tempos, não necessitando de revelações posteriores, sejam essas revelações trazidas por anjos, profetas ou quaisquer outras pessoas. (2 Tm 3.16) 5 – Que o ensino coerente das Escrituras volte a ocupar lugar de honra em nossas igrejas. Que haja …

Denúncia na igreja do evangelho quadrangular!

PASTORA DENUNCIA LIDERANÇA DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR Comentário de Wagner Lemos (ex-membro dessa empresa que muitos chamam de Igreja Quadrangular): Como membro da Quadrangular a mais de 15 anos sei de muita coisa ali… e o que é escancarado é nossa liderança corrupta! Que vê as igrejas como empresas e sua membresia como clientes. Tenho um amigo pastor que foi designado para pastorear uma igreja Quadrangular numa cidade vizinha a nossa, e quando retornou me contou com lagrimas nos olhos: A reunião de liderança da minha região é uma vergonha! Tive que ouvir coisas como: Bater metas financeiras… Arrecadação… Propósitos… Não ouve a menção de almas! Apenas dinheiro… Parecia estar numa reunião de empresários sem ser uma… E esse vídeo que achei na internet só comprova aquilo que já sabia a muito tempo! Os pastores do alto escalão, normalmente os responsável por cada região sobrevivem das igrejas de bairro. Os pastores se viram como podem para manter a igreja e ainda enviar a porcent…