sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carnaval Existencial!


Por Tiago Mota. 

É meu povo, o carnaval mais uma vez bate a porta, e nada mais atual e pontual, do que pensar um pouco no tema, um dos símbolos dessa festa são as máscaras, nesse período do ano sempre tem um engraçadinho usando uma, já percebeu isso?
Existem máscaras de todos os tipos e tamanhos, coloridas, pequenas, discretas, grandes, formatos diversos, de super-heróis, bandidos, terroristas, presidentes e até de jogadores (pobre Neymar). 

Em nossa geração a existência imita a festa, nunca foi tão comum usar máscaras, tem aquelas que se usam no trabalho, outras para se usar com os amigos e é claro não podemos esquecer das máscaras para se usar em casa! Fico espantado, a cada dia que passa vejo um carnaval, perdi o encanto por máscaras, para mim elas são comuns, 365 dias do ano vejo engraçadinhos brincando com sua existência, mas aqui para nós, elas não costumam durar muito, assim como aquelas de plásticos que compramos na rua 25 de março em São Paulo, elas quebram, o elástico é fraco! 

Viver está cada dia mais difícil, se prestarmos atenção vamos enxergar em nossa volta, uma tensão na face das pessoas, cada um querendo ser o que se não é! Esperando a hora oportuna para tirar a “face” que quer para aquele momento; mais o que realmente são? O que realmente somos? O que está por detrás das máscaras da festa existencial do “não-ser”? A alguns ainda que “parecem” não ter problemas, escondem seus desesperos, suas angústias, seus pecados e imundícies, só fachada! Só uma feição que não é a dela, simplesmente enfeites existenciais do agora! 

Lembro-me do texto em que o profeta Samuel vai ungir o futuro rei da nação de Israel, o mesmo levado pela aparência de um dos filhos de Jesse (Eliabe) diz: “certamente está perante o Senhor o seu ungido, porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para sua aparência... Porque o tenho rejeitado” (conferir primeiro Livro do profeta Samuel Capitulo 16, versos 6c a 7), o que mostramos para os homens nada vale, o Eterno nos conhece na essência, não olha para se estamos usando Armani, Gucci ou Victoria´s Secret, Ele olha além das maquiagens. 

E ao pensar no conclave protestante...? Que se reúnem para escolherem os representantes de Deus na terra, sinto uma azia e até náuseas, suas máscaras de ouro, seus palácios de mármores, sua existência maltrapilha e suas festas da carne dentro do templo que teria que ser chamada casa de oração! (conf. Evangelho Segundo São Mateus Capitulo 7, Versículos 21 a 23), que o Eterno nos ajude a viver sem máscaras, tanto o clero quanto o povão!

Tiago Mota é pastor da primeira igreja batista em Mococa/SP, professor de teologia sistemática e educação cristã, é fundador e colunista do blog Teologia do Povo [http://teologiadopovo.blogspot.com.br/] e vai contribuir com nosso trabalho!

Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM! 

7 comentários:

Edson Santtos disse...

Pura Verdade, Infelizmente existe muitos mascarados em nosso dia dia, o bom é que chegará o dia em que todas as mascaras vão cair . e juntos com o Pai aqueles que não estavam mascarados vão viver uma eternidade de paz , amor e gozo.

UM abraço . parabéns pelo blog

blogedsonsanttos@gmail.com
http://edsonsanttos.blogspot.com.br/

Simone Bastos disse...

Gosto muito da maneira que se expressa,passa muita sinceridade,que nem sempre é bem vista diante de muitos olhos,assim sou eu também e entendo..
Enquanto muitos se preocupam com a máscara,Deus esta focado na essência...amei,guardei essa frase,como exemplo de vida
http://www.simonebastos2007.com/

Unknown disse...

Grato Edson, que o Eterno nos ajude a manter a nossa existência pura diante a face dEle, que a paz esteja com você meu mano, te amo em Jesus!

Unknown disse...

Querida Simony, lembre-se, o modo de nos expressar, revela, mostra e nos categoriza a linhagem de quem vinhemos, que as belas mãos de Deus a direcione a cada segundo de seu respirar para perto do peito dEle, te amo em Jesus!

Nagila Domingos disse...

Realmente, estamos acostumados a ver pessoas mascaradas só que até quando? Uma certeza eu tenho á Deus ninguém engana, Deus vê o oculto e é na presença de todos que ele recompensa, as mascaras ficam até o dia em que Deus resolve desmascarar, e tem muita gente perdendo as suas. Graça e Paz!
http://honrandoochamado.blogspot.com.br/

vozesdareforma-mmep disse...

Obrigado a todos que se dispuseram a comentar e que o SENHOR desperte em nós esse sentimento de máscaras ao chão, mas não por nós mesmos e sim por ele, para ele, porque sem ele nada fazemos!

Estamos juntos nessa luta irmãos e irmãs!

Unknown disse...

Te convido a acessar nossas redes sociais:
Fan page: http://ning.it/NTj6Vl G
Blog Religare: http://ning.it/LWWwXF

Seguidores