segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Tragédia de Santa Maria: DEUS está ao lado dos que sofrem!


A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA: DEUS ESTÁ DO LADO DOS QUE SOFREM

Por Leonardo Gonçalves
Tragédias como a de Santa Maria – RS costumam sucitar o debate sobre a soberania de Deus e a responsabilidade humana. Um debate besta, diga-se de passagem, uma vez que a Biblia afirma tanto uma coisa como a outra. É verdade que não podemos explicar o paradoxo, mas podemos aceitar a verdade revelada e crer que Deus é poderoso até mesmo para extrair o bem do mal, redimindo a dor das familias enlutadas.
Mesmo assim, os coraçoes sensíveis costumam perguntar-se: “Onde está Deus em uma hora assim?”. De certo, é uma pergunta complicada, mas pode ser dissipada à luz do evangelho: Jesus sempre se posicionou ao lado dos sofredores. Creio que em momentos assim, devemos recordar este fato. Jesus se interessa em nosso sofrimento, pois ele mesmo experimentou na carne o que é sofrer. Ele é empatico à nossa dor.
Em lugar de perguntar onde está Deus em meio à tragédia, devemos recordar que todo caos neste mundo foi desencadeado pelo pecado. Este mundo nao é mais aquela criaçao original de Deus, porém o Senhor promete em sua palavra que haverá um dia em que ele restaurará todas as coisas. Naquele dia, diz o profeta-apostolo, “Ele enxugará dos olhos toda lagrima, e já nao haverá morte, nem pranto, nem clamor ou dor” (Ap 21.4). Até lá, no entanto, permanece a máxima inexoravel: “no mundo tereis afliçoes”.
Creio que em lugar de içar dedo acusador, a igreja deveria se posicionar ao lado dos que sofrem, pois é lá que Cristo está. Como corpo de Cristo, precisamos levar consolaçao aos coraçoes dos parentes das vitimas desta catastrofe. Em lugar de perder-nos em debates teologicos que nao vao levar a nenhum lugar, e ainda aprofundarao a dor no coraçao de quem perdeu um pedaço de si, devemos levar esperança onde ela está prestes a extinguir-se.
Aos profetas despiedados, evangelicos sem evangelho, urubus religiosos cujo oficio no ultimo dia tem sido insultar a memoria das vitimas do incendio em Santa Maria lançando em rosto seus pecados, gostaria de fazê-los recordar as palavras de Jesus no evangelho de Lucas, muito propicias em tempos de calamidade:
“E naquele mesmo tempo, estavam presentes ali alguns que lhe falavam dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. E respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (Lucas 13:1-5)
Que Deus abençoe as familias das vitimas do incendio em Santa Maria. E que Deus fortaleça a igreja gaúcha para ser “a fortaleza do necessitado na sua angústia, refúgio contra a tempestade” (Isaias 25.4).
***
Leonardo Gonçalves, no Púlpito Cristão
Fonte:http://www.pulpitocristao.com/2013/01/a-tragedia-de-santa-maria-deus-esta-do-lado-dos-que-sofrem/
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Um comentário:

Unknown disse...

Deus te abençoe e faça que a palavra do Senhor seja levada para que tem fome desse alimento que não perece.

Carlos Aragão

http://www.conexaoadoremos.blogspot.com.br

Seguidores