Pular para o conteúdo principal

A Igreja Fracassou? 13 Possíveis Razões!


por Nathanael Miranda Baldez

Vejo muitas coisas no Centro da Cidade, mas algo hoje me chamou atenção. Um jovem com uma blusa e uma faixa que dizia:
"A IGREJA FRACASSOU".
Às vezes amanheço um triunfalista da igreja que vê os diversos ângulos e progressos da fé cristã, outras vezes acordo com uma conclusão bem próxima deste jovem e de sua faixa. Mas me pergunto: teríamos fracassado?

Alguém diria que a estrutura fracassou, mas o espírito da igreja é o mesmo e é bom, não creio nisso, não creio que uma igreja e uma Igreja é resposta decente, não gosto de soluções fáceis e obvias demais para serem suficientes, eu creio em gente, eu creio em uma comunhão orgânica que recupera e congrega corpo, alma e espírito. Só creio em uma igreja: Ela é única, ela santa, é universal, é apostólica, ela é matéria, é espírito, é o pão e a reconciliação.

Dito isto, penso, o problema não está na estrutura, o problema está em nós, por um motivo apenas, tem gente nessas estruturas, elas não são autônomas, não se governam. Então voltamos à questão do fracasso. O Fracasso pressupõe uma expectativa, no nosso caso, uma missão ou propósito. Como igreja, somos antes de tudo uma comunidade de fracassados confessos, reunidos sob a égide daquele que sofreu o fracasso da morte e ressuscitou vitorioso. Uma vez acolhidos por ele, somos comissionados a buscar outros fracassados como nós, e lhes apresentar a vida após o fracasso.

O problema reside no fato de que em nossa caminhada, esquecemo-nos do nosso fracasso e perdemos a perspectiva de quem de fato venceu a morte e do quão fracassados somos, então fracassamos em nossa missão, pois impedimos que os outros fracassados vençam.

Então, nosso fracasso ocorre quando:

1 – Perdemos a dimensão e o compromisso com a Palavra de Deus;

2 – Acreditamos que o compromisso missional é para poucos chamados;

3 – Acumulamos recursos e engordamos contas bancárias que jamais serão compartilhadas com quem necessita;

4 – Desenvolvemos uma relação unilateral com Deus, onde se o ama, mas o próximo está distante.

5 – Aceitamos no seio da igreja pecados como mentira, gula, avareza e soberba, mas condenamos homossexuais, viciados em drogas, ou qualquer outro pecado que “apareça”.

6 – Negamos a nossa família em prol de atividades religiosas;

7 – Acreditamos em tudo o que é “sobrenatural”, menos na Palavra de Deus;

8 - Entendemos o culto como uma experiência individual com o foco em receber algo;

9 – Entendemos que a missão trata-se de projetos evangelísticos pontuais;

10 – Consideramos que artistas gospel são intocáveis e referenciais absolutos;

11 – Pregamos que: Evangelizar = Convidar para o culto;

12 – Julgamo-nos superiores a quem quer que seja;

13 – Vemos nossa opinião como a verdade incontestável.

A lista poderia continuar, mas paro para dizer a vitória dos fracassados: O penhor do fracasso é a Graça, Graça de Cristo, Graça com Cristo, Graça que ama, que se indigna, se inconforma, Graça que está em Deus, que está no Cabeça, graça que move o corpo, o sangue da Igreja, Graça que não fracassa.

Não sei se verei o jovem e sua faixa novamente, se sim, me atreverei a perguntar: “Por que?”
Se somos todos homens e mulheres sob o fracasso do pecado, só nos resta a esperança de um Reino sem fim, sem dor, sem choro, sem morte, sem fracassados, onde todos são um e um é a semelhança incorruptível do santo Filho de Deus.

William é leitor do blog e compartilhou o texto do autor acima. Não achei a página do Facebook dele, mas o endereço da comunidade onde ele congrega foi linkada.


Fonte:http://www.cristaoconfuso.com/2012/12/a-igreja-fracassou-13-possiveis-razoes.html

Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Comentários

É verdade, a igreja tem pecados em muitos desses Tópicos. E graças a Deus pela Esperança que nos mantém firme no destino que Deus nos comissionou antes da fundação do mundo: A Salvação.

Postagens mais visitadas deste blog

5 Expressões Sem Sentido Usadas na Igreja Hoje!

As 5 expressões evangélicas mais sem sentido usadas nas Igrejas
5 – EXORTAR Essa expressão é usada de modo equivocado em 100% das Igrejas. Segundo qualquer dicionário, exortar significa “animar, incentivar, estimular”. Logo, exortar o irmão que está em pecado na verdade não significa repreende-lo. Quem está vivendo no erro não precisa de um incentivo, mas de um auxílio. 4 – LEVITA Essa morreu no Antigo Testamento. Os Levitas eram descendentes da Tribo de Levi, e eram encarregados de TODO O SERVIÇO no Templo. Mas Levita tem sido usado como sinônimo de músico. Besteira pura! Pra começar a música no serviço levítico era a menor das tarefas. A faxina, organização e carregar peso nas costas, isso sim era a parte mais importante do trabalho. Levando em conta que não somos judeus, não somos descendentes daquela tribo e também lembrando que o Templo não existe mais, então estamos dispensados do serviço levítico. Músico é músico. Ponto.
3 – PROFETA Segundo a bíblia, profeta é aquele que revela a von…

95 Teses para a Igreja de Hoje

Reafirmamos a necessidade das 95 teses de Lutero para Igreja. Há uma necessidade de uma Reforma nos dias atuais!
1 – Reafirmamos a supremacia das Escrituras Sagradas sobre quaisquer visões, sonhos ou novas revelações que possam aparecer. (Mc 13.31) 2 – Entendemos que todas as doutrinas, idéias, projetos ou ministérios devem passar pelo crivo da Palavra de Deus, levando-se em conta sua total revelação em Cristo e no Novo Testamento do Seu sangue. (Hb 1.1-2) 3 – Repudiamos toda e qualquer tentativa de utilização do texto sagrado visando a manipulação e domínio do povo que, sinceramente, deseja seguir a Deus. (2 Pe 1.20) 4 – Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e que contém TODA a revelação que Deus julgou necessária para todos os povos, em todos os tempos, não necessitando de revelações posteriores, sejam essas revelações trazidas por anjos, profetas ou quaisquer outras pessoas. (2 Tm 3.16) 5 – Que o ensino coerente das Escrituras volte a ocupar lugar de honra em nossas igrejas. Que haja …

Denúncia na igreja do evangelho quadrangular!

PASTORA DENUNCIA LIDERANÇA DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR Comentário de Wagner Lemos (ex-membro dessa empresa que muitos chamam de Igreja Quadrangular): Como membro da Quadrangular a mais de 15 anos sei de muita coisa ali… e o que é escancarado é nossa liderança corrupta! Que vê as igrejas como empresas e sua membresia como clientes. Tenho um amigo pastor que foi designado para pastorear uma igreja Quadrangular numa cidade vizinha a nossa, e quando retornou me contou com lagrimas nos olhos: A reunião de liderança da minha região é uma vergonha! Tive que ouvir coisas como: Bater metas financeiras… Arrecadação… Propósitos… Não ouve a menção de almas! Apenas dinheiro… Parecia estar numa reunião de empresários sem ser uma… E esse vídeo que achei na internet só comprova aquilo que já sabia a muito tempo! Os pastores do alto escalão, normalmente os responsável por cada região sobrevivem das igrejas de bairro. Os pastores se viram como podem para manter a igreja e ainda enviar a porcent…