Pular para o conteúdo principal

2 Superstições Evangélicas!


DUAS SUPERSTIÇÕES EVANGÉLICAS

Por Cicero Pereira
Pode parecer um disparate falar de superstição em meio aos evangélicos. Mas considerando superstição como crendice nascida e estabelecida em um meio, duas coisas me chamam a atenção nesse nosso universo.
A primeira é a situação de muitos pensarem que o que os torna cristãos é o fato de estarem numa igreja local. Ledo engano. O que nos torna cristãos é o novo nascimento. Quem coloca sua fé na igreja local não passa de um mero religioso. E isto é muito sério, pois quando se tem essa visão de cristianismo, termina se evangelizando mostrando a conversão como simplesmente mudar de religião. Em Mt 3.7-9, João Batista critica exatamente esta classe de pessoas ( Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão). Há vários outros exemplos nas Escrituras, como o jovem rico que não quis abandonar as riquezas para seguir a Jesus (Mc 10.21), Nicodemus, doutor da lei e não entendia de fato o nascer de novo (Jo 3). Tenhamos pois, nossa fé firmada na rocha, no Senhor da igreja.
A segunda superstição parece com a primeira. Tem muito crente achando que pode ser cristão fora da igreja. Hoje eles já tem até nome. Os sem-igreja ou desigrejados. Estes, com toda sorte de desculpas, afirmam poder ser crente longe de uma comunidade de cristãos, e coisas como se reunir numa lanchonete pra discutir aspectos espirituais da Rio +20 é ser igreja. Isto afronta o princípio bíblico registrado pelo autor da carta aos Hebreus, capítulo 10, versículos 19 a 25, que mostra claramente ato de congregar como uma característica do novo nascido, do verdadeiro crente. No verso 24, o autor diz CONSIDEREMO-NOS uns aos outros. Ou seja, considere o seu irmão digno de ouvir a palavra, digno de receber seu perdão, digno de ouvir um pedido de perdão, digno de crescer junto com você na graça e no conhecimento, digno de ensinar e de ser ensinado. E muito mais. Isto é estimularmo-nos ao amor e às boas obras. E Deus nos proveu esta graça, nos ajuntando para o louvor da glória do seu nome.
Em síntese, a igreja não salva. Nossa salvação está em Cristo, mas o crente de verdade, verdadeiramente convertido ao Senhor Jesus, vai procurar uma igreja local para congregar e crescer, junto com os outros membros do corpo de Cristo.
Deus nos abençoe.
***
Cicero Pereira é professor universitário, matemático, tricolor e um dos editores do blog da UMP da Quarta. É amigo e irmão em Cristo, e congrega na Igreja Presbiteriana em Campina Grande-PB.
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Comentários

Prezado Irmão Márcio,

Achei interessante e oportuna essa sua postagem , sobretudo, no que se refere a primeira parte.

O que determina de fato a identidade do verdadeiro cristão é o novo nascimento, e lamentavelmente, podemos afirmar com absoluta convicção que um percentual elevatíssimo de pessoas que praticamente moram dentro de uma igreja, não são convertidos de fato.

Todos querem Cristo, e todas as Promessas do Senhor, vivem no meio evangelico e até muitos pastores e pregadores, MAS ESTÃO SEMPRE BUSCANDO ATALHOS, E POUCOS SÃO OS QUE DESCERAM ATÉ A CRUZ DO CALVÁRIO PROMOVENDO UM VERDADEIRO ENCONTRO COM OSENHOR.

PROVA DISSO SÃO AS DISTORÇÕES EVIDENTES E TÃO CRESCENTES NO MEIO EVANGELICO, COM ENSINOS QUE MARCAM A EXISTÊNCIA DE UM VERDADEIRO ABISMO ENTRE O QUE SE PREGA E O EVANGELHO GENUÍNO.

QUANTO A SEGUNDA COLOCAÇÃO, me parece quase que uma contradição com a primeira.

Ora o crente é livre e foi para a liberdade que cristo nos chamou. Ninguém pode ser preso numa Igreja, muito menos nos dias atuais, quando se encontra "igrejas" para todos os gostos, até para aqueles que levantam de forma veemente, a bandeira do homossexualismo.

Ora, a CASA DE DEUS, citada em Hb 10.21, somos cada um de nós, também citada por Cristo em Lcs 19.46; Mt. 21.13; Mr. 11.17.

ESSA É A CASA DE DEUS QUE DE FATO INTERESSA.

NÃO PODEMOS CONFUNDIR IGREJA ESPIRITUAL COM IGREJA MATERIAL.

Quanto a necessidade de congregarmos, isso é evidente, NO ENTANTO NÁO E CONDIÇÃO PARA SE OBTER A SALVAÇÃO E precisamos estar muito atentos aos ensinos que se ministram e proceder a uma rigorosa conferência com tudo que de fato está no ESCRITO SAGRADO.

Deus o abençor

um forte abraço
Anderson Ribeiro disse…
Paz Marcio,Realmente isso é terrível e muitos não conhecem a verdade de Cristo " Conhecereis a verdade e a verdade vos libertara "
A liberdade de "falsas doutrinas" e com isso torna as pessoas prisoneiras de dogmas .
Uma coisa que eu já ouvi de muitas é aquela expressão tipo: eu devo fazer a minha oração só no pensamento pois se o diabo ouvir a minha oração vai atrapalhar os planos de Deus em relação a resposta na oração !!!
Agora onde esta o poder de Cristo?
Ou onde esta a confiança em seu poder?
Deus é onipotente e ponto final ...
Isto não significa ter imunidade diante dos problemas e adversidades Jesus já disse:Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33.
Not Religion
Abraço Marcio paz e até +
Se tiver uma "igreja" para o "gosto" do Senhor Jesus, (falo isso em temor e tremor), eu estaria com certeza, participando de uma! Onde sei qual é o "gosto" do Senhor Jesus? Na Bíblia, que hoje se lê superficialmente nos ditos chamados "cultos" que são mais reuniões de auto-ajuda, onde o centro é o homem e suas necessidades e desejos, sim, aqueles de Tiago 4! Não consigo entender como alguém pode ter um profundo conhecimento e esclarecimento das doutrinas da Graça, e não as compartilhar, estive rodeada até agora, tenho 45 anos de vida, de "irmãos" que nunca me falaram, nem quando perguntei sobre o capítulo 9 de Romanos, pois fiquei profundamente incomodada com tal dissertação sobre a SOBERANIA de Deus neste capítulo tão "revoltante e agressivo" da Bíblia! Só fui ouvir agora, pela internet, porque estava completamente desnutrida e sem nenhuma base bíblica para meu cristianismo fajuto, onde não havia nem "leite" que dirá "carne" ou "alimento sólido" do qual o apóstolo Paulo fala que devemos nos alimentar para crescer em conhecimento do Senhor Jesus! Como ir a um "culto" onde não saio de lá com nenhum conhecimento de minha necessidades de me revoltar com meus pecados e de me alegrar com a misericórdia de Deus! A "alegria" nos "cultos" em geral, hoje, é cada vez mais carnal, com balanços de corpo, mentes possessas de todo tipo de conhecimento, crendices como "corredor da benção", é isso está acontecendo em "cultos" das igrejas consideradas tradicionais, como presbiteriana, não é a IURD, mas parece!

Postagens mais visitadas deste blog

5 Expressões Sem Sentido Usadas na Igreja Hoje!

As 5 expressões evangélicas mais sem sentido usadas nas Igrejas
5 – EXORTAR Essa expressão é usada de modo equivocado em 100% das Igrejas. Segundo qualquer dicionário, exortar significa “animar, incentivar, estimular”. Logo, exortar o irmão que está em pecado na verdade não significa repreende-lo. Quem está vivendo no erro não precisa de um incentivo, mas de um auxílio. 4 – LEVITA Essa morreu no Antigo Testamento. Os Levitas eram descendentes da Tribo de Levi, e eram encarregados de TODO O SERVIÇO no Templo. Mas Levita tem sido usado como sinônimo de músico. Besteira pura! Pra começar a música no serviço levítico era a menor das tarefas. A faxina, organização e carregar peso nas costas, isso sim era a parte mais importante do trabalho. Levando em conta que não somos judeus, não somos descendentes daquela tribo e também lembrando que o Templo não existe mais, então estamos dispensados do serviço levítico. Músico é músico. Ponto.
3 – PROFETA Segundo a bíblia, profeta é aquele que revela a von…

95 Teses para a Igreja de Hoje

Reafirmamos a necessidade das 95 teses de Lutero para Igreja. Há uma necessidade de uma Reforma nos dias atuais!
1 – Reafirmamos a supremacia das Escrituras Sagradas sobre quaisquer visões, sonhos ou novas revelações que possam aparecer. (Mc 13.31) 2 – Entendemos que todas as doutrinas, idéias, projetos ou ministérios devem passar pelo crivo da Palavra de Deus, levando-se em conta sua total revelação em Cristo e no Novo Testamento do Seu sangue. (Hb 1.1-2) 3 – Repudiamos toda e qualquer tentativa de utilização do texto sagrado visando a manipulação e domínio do povo que, sinceramente, deseja seguir a Deus. (2 Pe 1.20) 4 – Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e que contém TODA a revelação que Deus julgou necessária para todos os povos, em todos os tempos, não necessitando de revelações posteriores, sejam essas revelações trazidas por anjos, profetas ou quaisquer outras pessoas. (2 Tm 3.16) 5 – Que o ensino coerente das Escrituras volte a ocupar lugar de honra em nossas igrejas. Que haja …

Denúncia na igreja do evangelho quadrangular!

PASTORA DENUNCIA LIDERANÇA DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR Comentário de Wagner Lemos (ex-membro dessa empresa que muitos chamam de Igreja Quadrangular): Como membro da Quadrangular a mais de 15 anos sei de muita coisa ali… e o que é escancarado é nossa liderança corrupta! Que vê as igrejas como empresas e sua membresia como clientes. Tenho um amigo pastor que foi designado para pastorear uma igreja Quadrangular numa cidade vizinha a nossa, e quando retornou me contou com lagrimas nos olhos: A reunião de liderança da minha região é uma vergonha! Tive que ouvir coisas como: Bater metas financeiras… Arrecadação… Propósitos… Não ouve a menção de almas! Apenas dinheiro… Parecia estar numa reunião de empresários sem ser uma… E esse vídeo que achei na internet só comprova aquilo que já sabia a muito tempo! Os pastores do alto escalão, normalmente os responsável por cada região sobrevivem das igrejas de bairro. Os pastores se viram como podem para manter a igreja e ainda enviar a porcent…