Sou cristão, posso jogar na mega-sena?


Por Renato vargens

Volta e meia alguém me pergunta se é lícito um crente em Jesus jogar na mega-sena ou em algum outro tipo de jogo de azar.

Pois é, apesar da Bíblia não legislar diretamente sobre o tema, acredito que ela nos traga algumas percepções que precisam ser observadas a fim de que tenhamos uma visão saudável sobre a legitimidade de se apostar ou não em loterias.

1º- É importante que entendamos que as Escrituras nos advertem claramente de que não devemos amar ao dinheiro. (I Tm 6: 10).   A Bíblia nos encoraja a ficarmos longe das tentativas de “enriquecimento fácil” (Pv 13: 11; 23:4-5; Ec 5: 10). Mesmo porque, segiundo a perspectiba bíblica o jogo gira em torno do amor ao dinheiro o que inegavelmente faz com que as pessoas acreditem que na promessa de riqueza fácil e rápida.

2 º-  As Escrituras afirmam categoricamente que a prosperidade se dá mediante ao trabalho. (Pv 13:11) Todavia, ao contrário de acreditar nessa premissa, tenho a impressão que o inconsciente coletivo do brasileiro está pautado na ideia de que se é possível prosperar sem trabalhar. Talvez seja esta uma das razões para termos tantas loterias e raspadinhas espalhadas por este país. Sem sombra de dúvidas afirmo que os cidadãos tupiniquins almejam por prosperar, no entanto, para estes, esta prosperidade não pode em hipótese alguma relacionar-se com o trabalho, até porque, é muito mais fácil e rápido usar de subterfúgios mágicos com vistas ao enriquecimento, do que passar anos a fio dedicando-se ao batente.  Ora,  Calvino acreditava que o homem possuía a responsabilidade de cumprir a sua vocação através do trabalho. Na visão de Calvino, não existe lugar para ociosidade em nossas agendas. E ao afirmar isto, o reformador francês, não estava a nos dizer de que homem deva ser um ativista, ou até mesmo um tipo de worhaholic. Na verdade, Calvino acreditava que a prosperidade era possível desde que fosse consequência direta do trabalho.

3 º- A Bíblia nos ensina que o Senhor cuida dos seus e que devemos buscar o seu Reino em primeiro lugar na certeza de que agindo assim, as outras coisas nos serão acrescentadas.  (Mt 6:33)  Isto posto, ao apostarmos nossas fichas e recursos em uma loteria estamos em outras palavras afirmando que não acreditamos na providência de Deus. 

O grande pregador, Charlles Spurgeon certa vez afirmou:  “As coisas terrenas tem demasiadamente absorvido meus pensamentos hoje. Não tenho sido capaz de fixar minha atenção inteiramente em meu Salvador. No entanto, apesar disso, O Senhor não tem me ocultado o Seu rosto. Ainda que tentado, não fui abatido; ainda que provado, não fui vencido; verdadeiramente, tudo isso é pela soberana misericórdia de Deus... As chuvas de Abril estão caindo hoje; o Senhor não esquece Suas promessas. Jesus tomou meu coração: “Antes que eu o sentir, minha alma me pôs entre os carros de Aminadab”. “Faz-me saber, oh tú a quem ama minha alma ama, onde apascentas, onde descansa ao meio-dia”; quero estar sempre contigo, oh Amado meu, sem mancha e o mais formoso! 

Caro leitor, o Senhor é a nossa PROVIDÊNCIA! Aleluia!   Ele prometeu que cuidaria de cada um de nós e de que nenhum fio de cabelo cairia das nossas cabeças sem o seu consentimento! Louvado seja o seu nome por isso!

Diante destas afirmações, além é claro, do entendimento que o jogo é viciante e que apostas constantes podem quebrar o bolso do jogador,  prejudicando assim sua vida, saúde e família, aconselho o crente em Jesus a não apostar suas fichas e esperança em qualquer tipo de jogo de azar.

Naquele que vive e reina,

Renato Vargens
Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Comentários

O tema é bem polemico e muitos não querem falar sobre isso ....
Porem aqui encontrei algo bem esclarecedor . vai nessa tua força varão valoroso o Senhor é contigo ..
"O que quer enriquecer depressa é homem de olho maligno, porém não sabe que a pobreza há de vir sobre ele." (Provérbios 28 : 22)

"Não te fatigues para enriqueceres; e não apliques nisso a tua sabedoria." (Provérbios 23 : 4)
Marcio Mendes disse…
Anderson obrigado pelo comentário, será que foi só você que viu esse detalhe?

METANÓIA!
Tiago Gomes disse…
Glória Deus pela sua vida irmão!!
Visite meu vídeo evangelístico no Youtube:
UMA VERDADE BÍBLICA QUE TODOS DEVEM SABER:
Link: www.youtube.com/watch?v=WLahUNZ443o

Postagens mais visitadas deste blog

5 Expressões Sem Sentido Usadas na Igreja Hoje!

Denúncia na igreja do evangelho quadrangular!

95 Teses para a Igreja de Hoje