quinta-feira, 31 de outubro de 2013

FELIZ DIA DA REFORMA PROTESTANTE!

FELIZ DIA DA REFORMA PROTESTANTE!



"Tudo o que é verdadeiro,tudo o que é honesto,tudo o que é justo,tudo o que é puro,tudo o que é amável,tudo o que é de boa fama,se há alguma virtude, e se há algum louvor,nisso pensai." (Filipenses 4.8).

Existe uma data verdadeira, de boa fama...que se enquadra genuinamente nos requisistos de filipenses 4.8, digna de ser "pensada", e é hoje!  

Semelhantemente ao post anterior, procurei apresentar aqui alguns nomes de reformadores  com um pequeníssimo resumo sobre suas vidas e obras, para instigar ao nobre leitor a procurar saber mais sobre esse dia (é hoje hein?) tão importante para os cristãos da atualidade: o dia da Reforma protestante! 

JOHN WYCLIFFE (1328-1384)

John Wycliffe (ou Wycliffe) (c. 1328 — 31 de dezembro 1384) foi professor da Universidade de Oxford, teólogo e reformador religioso inglês, considerado precursor das reformas religiosas que sacudiram a Europa nos séculos XV e XVI (ver: Reforma Protestante). Trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês, que ficou conhecida como a Bíblia de Wycliffe.

 Como teólogo, logo destacou-se pela firme defesa dos interesses nacionais contra as demandas do papado, ganhando reputação de patriota e reformista. Wycliffe afirmava que havia um grande contraste entre o que a Igreja era e o que deveria ser, por isso defendia reformas. Suas idéias apontavam a incompatibilidade entre várias normas do clero e os ensinos de Jesus e seus apóstolos.

JOHN KNOX (1505/15?-1587)

O grande nome da reforma escocesa é John Knox. Pouco se sabe a respeito dos primeiros anos de sua vida. Supõe-se que tenha nascido entre os anos 1505 a 1515. Estudou teologia e foi ordenado sacerdote, possivelmente em 1536. Não se sabe quando e em que circunstâncias ocorreu a sua conversão. Em 1547 foi levado para a França, onde ficou preso dezenove meses, por causa de sua fé. Libertado, foi para a Inglaterra, onde exerceu o pastorado por dois anos. Em 1554 teve que fugir da Inglaterra, indo, inicialmente, para Frankfurt, e depois para Genebra, onde foi acolhido por Calvino. Em 1559 voltou para a Escócia, onde liderou o movimento de reforma religiosa. Sua influência extrapolou a área religiosa, atingindo também a vida política e social do país.  Sob a sua influência, o parlamento escocês declarou o país oficialmente protestante, em dezembro de 1567.  

GUILHERME FAREL (1489-1565)

Guilherme Farel nasceu em Gap, província francesa do Delfinado, no ano de 1489. Os seus biógrafos o descrevem como um pregador valente e ousado. Embora sua família fosse aristocrática, ele era rude e tosco. Sua eloqüência era como uma tempestade.
Farel converteu-se em Paris.

Guilherme Farel era um homem talhado para conquistar uma cidade para o protestantismo.
Farel permaneceu em Neuchâtel, onde faleceu em 1565, com 76 anos de idade. 

Amigos e amigas internautas, esses são mais alguns nomes que foram muito importantes para a reforma protestante. Mas creio que no dia de hoje nos cabe uma reflexão: Em face dos rumos que temos visto a igreja caminhar em nossos dias, não seria um momento de resgatar esse espírito reformista presente na vida desses homens de Deus do passado?
Sim, é! 
Que a igreja hodierna descruze os braços cada dia mais e se conscientize e procure resgatar os princípios nada antigos, do contrário super atuais para o tempo em que vivemos!  

Parafraseando uma célebre frase que coloquei em um post desta mesma data do ano passado:

"Hay que reformar, pero que perder el ágape jamas!"

“Ecclesia reformata et semper reformanda est” (A igreja reformada está sempre se reformando).
Microscopicamente (João 3.30),
pr. Walter Filho
POSTAGENS SOBRE A REFORMA: 
 Fonte:http://blogdowaltim.blogspot.com.br/2013/10/feliz-dia-da-reforma-protestante.html#.UnKGPtyM4TE.facebook

Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Um comentário:

Walter Filho disse...

"Ecclesia reformata, et semper reformata est!"

Valeu mano Peroba-man!

Microscopicamente falando (João 3.30),

pr. Walter Filho

http://blogdowaltim.blogspot.com

Seguidores