Pular para o conteúdo principal

Um Blogueiro ou uma mula?


Um blogueiro ou uma mula?


Não maltrateis os meus profetas

Zilton Alencar


Cansei de textos fora de seu contexto! Cansei de ouvir frases do calibre de “não toqueis nos meus ungidos” (Sl 105:15a) mal colocadas, usadas não para a glória de Deus, mas para a impunidade do homem. 

Gostaria de falar um pouco sobre a parte “b” do versículo, “e não maltrateis os meus profetas”. A parte "a" já está por demais manjada, embora quase sempre seja tratada de forma incorreta e antibíblica.

Quem são estes profetas citados na parte “b”? Seria uma figura poética de repetição, muito usada na literatura hebraica, ou seja, seriam os mesmos ungidos citados na primeira parte do texto? Ou seriam outrras pessoas?

A priori, quando utilizado para proveito de “ungidos” e “profetas” que se arvoram contra a Palavra de Deus, ultrapassando o que está escrito, este texto é inócuo. Como bem frisou o pr. Ciro Zibordi em seu blog, tratando sobre aquilo que eu chamo de “teologia da intocabilidade”, o Salmo 105:15 e 1 Coríntios 4:6 andam sempre juntos e concordantes. Sempre!

Eu gostaria, sem me permitem, de apresentar alguns destes profetas que Deus admoesta que não sejam maltratados (mas que, infelizmente, nem sempre acontece assim): 

E o Senhor enviou Natã a Davi; e ele disse-lhe: Havia, numa cidade, dois homens, um rico e o outro pobre. O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas; Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos, igualmente; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo ao homem rico um viajante, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas, para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davi se acendeu, em grande maneira, contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem.... A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste, com a espada dos filhos de Amon: Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher. Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei, da tua mesma casa, o mal sobre ti, e tomarei das tuas mulheres, perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres, perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor” (2 Sm 121-13).
E sucedeu que, depois que Amazias veio da matança dos idumeus, trouxe consigo os deuses dos filhos de Seir, tomou-os por seus deuses, e prostrou-se diante deles, e queimou-lhes incenso. Então a ira do Senhor se acendeu contra Amazias: e mandou-lhe um profeta que lhe disse: Por que buscaste deuses do povo que a seu povo não livraram da tua mão? E sucedeu que, falando-lhe ele, lhe respondeu: Puseram-te por conselheiro do rei? cala-te, por que te feririam? Então o profeta parou, e disse: Bem vejo eu que já o Senhor deliberou destruir-te; porquanto fizeste isto, e não deste ouvidos a meu conselho”. (2 Cr 25:14-16).

Tinha, pois, Josafá riquezas e glória em abundância: e aparentou-se com Acabe. E, ao cabo de alguns anos, foi ter com Acabe, a Samaria: e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele: e o persuadiu a subir com ele a Ramote-gileade. Porque Acabe, rei de Israel, disse a Josafá, rei de Judá; Irás tu comigo a Ramote-gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; seremos contigo nesta guerra. Disse, mais, Josafá ao rei de Israel: Consulta hoje, peço-te, a palavra do Senhor. Então o rei de Israel ajuntou os profetas, quatrocentos homens, e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote-gileade, ou deixá-la-ei? E eles disseram: Sobe; porque Deus a dará na mão do rei. Disse, porém, Josafá: Não há ainda aqui profeta algum do Senhor, para que o consultemos? Então o rei de Israel disse a Josafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém, eu o aborreço; porque nunca profetiza de mim bem, senão sempre mal; este é Mica, filho de Imla. E disse Josafá: Não fale o rei assim. Então chamou o rei de Israel um eunuco, e disse: Traze aqui, depressa, a Mica, filho de Imla. E o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam assentados, cada um no seu trono, vestidos com as suas vestiduras, e estavam assentados na praça, à entrada da porta de Samaria, e todos os profetas profetizavam na sua presença. E Zedequias, filho de Quenaana, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos siros, até de todo os consumires. E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo: Sobe a Ramote-gileade, e prosperarás; porque o Senhor a dará na mão do rei. E o mensageiro, que foi chamar a Mica, lhe falou, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma boca, são boas para com o rei: seja, pois, também, a tua palavra, como a de um deles, e fala o que é bom. Porém Mica disse: Vive o Senhor, que, o que meu Deus me disser, isso falarei... Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor: e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um, em paz, para sua casa. Então o rei de Israel disse a Josafá: Não te disse eu que este não profetizaria de mim bem, porém mal? ...  Então disse o rei de Israel: Tomai a Mica, e tornai a levá-lo a Amon, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei. E direis: Assim diz o rei: Metei este homem na casa do cárcere; e sustentai-o com pão de angústia e com água de angústia, até que eu volte em paz. E disse Mica: Se é que tornares em paz, o Senhor não tem falado por mim.” (2 Cr 18:1-27).
Deu para compreender quem são estes profetas? São profetas mesmo! São pessoas que, a mando de Deus ou em defesa da sã doutrina, se dirigem aos "ungidos" na esperança que, confrontados com a Palavra de Deus, se arrependam e voltem aos princípios simples e sublimes das Escrituras. Nem sempre eles se dão bem...

Os profetas citados no Salmo são igualmente ungidos, enviados por Deus para repreender os “ungidos” quando eles tomarem rumos contrários à Sua vontade ou à Sua Palavra. 

É fato que os reis de Israel, ou contextualizando aos dias de hoje, aqueles que exercem liderança sobre o povo de Deus (no caso atual, os pastores) são ungidos de Deus. Davi não ousou tocar em Saul no aspecto físico, pois como rei de Israel ele era inegavelmente ungido de Deus. Contudo, naquele momento em que Davi era ferrenhamente perseguido, poupou por duas vezes a vida de quem lhe perseguia, mas não se calou, antes denunciou os seus desmandos. Não o matou, mas não o deixou sem uma boa repreensão nos moldes da Palavra de Deus!

Portanto, amado “ungido”, não maltrate os profetas que Deus levantou para te corrigir!

Não chame os blogueiros, que são profetas de Deus em defesa da Palavra e da sã doutrina, de endemoninhados. Se eles estiverem errados, dê testemunho do erro de conformidade com a reta justiça (as Escrituras), e não em conformidade com teus achismos.

Procure agir como Davi, homem segundo o coração de Deus, que reconheceu seu erro. Jamais aja como Acabe ou como Amazias, que intimidaram ou retaliaram os profetas que lhes foram enviados, meros portadores do recado de Deus para suas vidas, a fim de que eles corrigissem seus caminhos e atitudes perante o Senhor.

Não tenho dúvidas que tu és ungido do Senhor. Apenas não admito que esta unção te conceda status de intocabilidade ou imunidade. Você é tão sujeito a erros quanto eu, e sujeito à correção. Quando eu errar, sinta-se à vontade de me corrigir à luz da Palavra! E que Deus me conceda a humildade suficiente de reconhecer Sua voz através da tua boca. Mas esta é uma via de mão dupla, "ungido"! Você também é sujeito aos erros, e à mesma correção divina vinda por mim, desde que igualmente à luz da Palavra! 

Sempre que você se desviar do caminho, o Senhor, que te ungiu e te ama, levantará um profeta, seja ele um detentor de dom espiritual, um blogueiro ou uma mula falando com voz humana. Ouça-o, respeite-o, vá às Escrituras para ver se as coisas são assim mesmo (Atos 17:11), e abandone o erro. É para teu bem! Profeta nenhum, caro "ungido", te leva uma mensagem dura desejando teu mal, mas teu arependimento. Não aja com eles como agiu Amazias, intimidando, ou como Acabe, ferindo, maltratando e prendendo. Aja como Davi: reconheça seus erros e arrependa-se!

Quando abrires a tua boca para falar “não toqueis nos meus ungidos”, lembra-te, “ungido”, que a tua parte é não maltratar os profetas!

 Zilton, estreando aqui no Genizah


Fonte:
http://www.genizahvirtual.com/2011/09/um-blogueiro-ou-uma-mula.html  


Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM!

Comentários

Écio da Costa disse…
QUE BENÇÃO! INFELIZMENTE É ASSIM MESMO QUE MUITO SE COLOCAM E AGE, ACHANDO QUE SÃO PROFETAS E NÃO O SÃO, E ACHANDO QUE SÃO UNGIDO PARA NÃO SER ADMOESTADO. OS QUE SÃO, SÃO E DEUS HONRA! OS QUE NÃO SÃO, PASSAM VERGONHA! fIQUE NA PAZ!
Nágila Souza disse…
Ultimamente ninguem quer ser corrigido querem mesmo que estejam errados que os aceitemos como se nada estivesse acontecendo, tanto é que hoje em dia em muitas igrejas você não pode pregar contra o pecado que já estão querendo calar a sua voz, mas Deus sabe todas as coisas e com certeza no dia do juizo final muitas mascaras vão ser retiradas.
Deus abençoe
Zilton Alencar disse…
Obrigado pela (re)publicação de meu artigo! Deus os abençoe!

Postagens mais visitadas deste blog

5 Expressões Sem Sentido Usadas na Igreja Hoje!

As 5 expressões evangélicas mais sem sentido usadas nas Igrejas
5 – EXORTAR Essa expressão é usada de modo equivocado em 100% das Igrejas. Segundo qualquer dicionário, exortar significa “animar, incentivar, estimular”. Logo, exortar o irmão que está em pecado na verdade não significa repreende-lo. Quem está vivendo no erro não precisa de um incentivo, mas de um auxílio. 4 – LEVITA Essa morreu no Antigo Testamento. Os Levitas eram descendentes da Tribo de Levi, e eram encarregados de TODO O SERVIÇO no Templo. Mas Levita tem sido usado como sinônimo de músico. Besteira pura! Pra começar a música no serviço levítico era a menor das tarefas. A faxina, organização e carregar peso nas costas, isso sim era a parte mais importante do trabalho. Levando em conta que não somos judeus, não somos descendentes daquela tribo e também lembrando que o Templo não existe mais, então estamos dispensados do serviço levítico. Músico é músico. Ponto.
3 – PROFETA Segundo a bíblia, profeta é aquele que revela a von…

Denúncia na igreja do evangelho quadrangular!

PASTORA DENUNCIA LIDERANÇA DA IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR Comentário de Wagner Lemos (ex-membro dessa empresa que muitos chamam de Igreja Quadrangular): Como membro da Quadrangular a mais de 15 anos sei de muita coisa ali… e o que é escancarado é nossa liderança corrupta! Que vê as igrejas como empresas e sua membresia como clientes. Tenho um amigo pastor que foi designado para pastorear uma igreja Quadrangular numa cidade vizinha a nossa, e quando retornou me contou com lagrimas nos olhos: A reunião de liderança da minha região é uma vergonha! Tive que ouvir coisas como: Bater metas financeiras… Arrecadação… Propósitos… Não ouve a menção de almas! Apenas dinheiro… Parecia estar numa reunião de empresários sem ser uma… E esse vídeo que achei na internet só comprova aquilo que já sabia a muito tempo! Os pastores do alto escalão, normalmente os responsável por cada região sobrevivem das igrejas de bairro. Os pastores se viram como podem para manter a igreja e ainda enviar a porcent…

95 Teses para a Igreja de Hoje

Reafirmamos a necessidade das 95 teses de Lutero para Igreja. Há uma necessidade de uma Reforma nos dias atuais!
1 – Reafirmamos a supremacia das Escrituras Sagradas sobre quaisquer visões, sonhos ou novas revelações que possam aparecer. (Mc 13.31) 2 – Entendemos que todas as doutrinas, idéias, projetos ou ministérios devem passar pelo crivo da Palavra de Deus, levando-se em conta sua total revelação em Cristo e no Novo Testamento do Seu sangue. (Hb 1.1-2) 3 – Repudiamos toda e qualquer tentativa de utilização do texto sagrado visando a manipulação e domínio do povo que, sinceramente, deseja seguir a Deus. (2 Pe 1.20) 4 – Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus e que contém TODA a revelação que Deus julgou necessária para todos os povos, em todos os tempos, não necessitando de revelações posteriores, sejam essas revelações trazidas por anjos, profetas ou quaisquer outras pessoas. (2 Tm 3.16) 5 – Que o ensino coerente das Escrituras volte a ocupar lugar de honra em nossas igrejas. Que haja …