domingo, 27 de fevereiro de 2011

Urim e Tumim!

URIM E TUMIM


Urim e Tumim (do hebraico אורים ותמים luzes e perfeições )é o nome dado à um processo de adivinhação utilizado pelos antigos israelitas para descobrir a vontade de Deus sobre determinado evento.




INTERPRETAÇÕES:



De acordo com a visão judaica, o Urim e Tumim remonta ao Sumo Sacerdote de Israel. A placa peitoral que utilizava era dobrada ao meio, formando um bolso onde ficava um pergaminho contendo o nome de Deus. Este nome fazia com que certas letras gravadas sobre as pedras preciosas acendessem de acordo com as questões perguntadas. Aquele que desejava uma resposta (apenas questões de relevância dentro da comunidade israelita poderiam ser perguntadas) ia ao sumo sacerdote . Este virava-se para a arca da aliança, e o inquiridor de pé atrás do Sumo-Sacerdote fazia a pergunta em voz baixa. O sumo sacerdote, olhando para as letras que se acendiam, era inspirado para decifrar a resposta de Deus. Estes utensílios foram utilizados até a destruição do Primeiro Templo, quando pararam de funcionar.
Geralmente os cristãos crêem que Urim e Tumim fossem duas pedras colocadas no peitoral do Sumo Sacerdote de Israel, contendo em uma face resposta positiva e em outro resposta negativa. Fazendo-se a pergunta, jogavam-se as pedras, e de acordo com os lados que caissem era confirmado uma resposta negativa, positiva ou sem resultados. Há, porém a possibilidade de essas duas pedras serem apenas um elemento simbólico que representava um dom especial concedido ao Sacerdote, o qual o tinha a altura do peito. Esta posição indicava que a palavra do Senhor [(Elohim)] era para ser guardada no coração do Sacerdote e que também teria que julgar as questões difíceis de acordo com a própria Palavra de Deus que já lhes tinha sido confiada [(Pr. Eddie Fontes)].
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias crê que Urim e Tumim sejam duas pedras presas em um arco de ouro , o qual o profeta Joseph Smith Jr utilizou para decifrar e traduzir o texto do Livro de Mórmon.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Urim_e_tumim

Será que tem haver com o sim, sim ou não, não que CRISTO ensinou como resposta certa que devemos dar?

A ELE seja a glória, a honra e o louvor pra sempre. AMÉM!

Nenhum comentário:

Seguidores