domingo, 11 de setembro de 2011

Metanóia e Evangelho! Tudo a Ver!






Metanóia é uma palavra de origem grega (μετάνοια , metanoia) e significa arrependimento, conversão (tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente; mudança de atitudes, temperamentos; caráter trabalhado e evoluído.
A metanoia é uma das disciplinas indicadas por Peter Senge, no âmbito do estudo da Aprendizagem Organizacional. É um conceito que, na perspectiva das organizações, está intrinsecamente ligado à mudança organizacional, haja vista que, sem a metanóia ser bem sucedida junto dos colaboradores, a mudança organizacional revelar-se-á um fracasso.
Tudo se isto se entende, se tivermos em conta que, para se proceder a uma mudança nas empresas, é necessário que tal mudança seja acompanhada pelos colaboradores; isto é, há necessidade de se conceber "alterações nas mentes dos colaboradores". Caso contrário, simplesmente por existirem máquinas, ferramentas, softwares, e outros materiais novos, não se produz qualquer efeito inovador.
A metanóia explica que a primeira alteração deve ser nos colaboradores, uma vez que estes entram em todos os processos organizacionais, justificando assim a forte necessidade dos gestores alterarem genuinamente os conceitos laborais até aí interiorizados por estes.
Uma forma de o fazer é através do 'modelo das três fases'
1º - Descongelamento (consiste na ruptura com as práticas até aí utilizadas)
2º - Mudança (consiste na adopção de novos comportamentos)
3º - Recongelamento(consiste na interiorização dos comportamentos adaptados)
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Metan%C3%B3ia

Não existe evangelho sem metanóia, temos vários exemplos na bíblia: (Maria Madalena, Zaqueu, o carcereiro e tantos outros) de pessoas que passaram pela transformação (metanóia!) que é contínua e diária sem dissimulações e barganhas.

Que o SENHOR tenha misericórdia de nós! AMÉM


Um comentário:

Rafael Cavalcanti disse...

Ola, gostaria de dizer que estou com problemas no meu banner e estou pedindo a todos os meus parceiros para que atualizem o meu banner em seus blogs, o endereço é www.pregandoapalavra.com . Agradeço!

Seguidores